VIsta lateral de uma mulher grávida segurando uma maça no início da gravidez

Seja para quem está tentando um filho ou para quem suspeita, entender os sintomas do início da gravidez é muito importante, dando sinais de que, talvez, seja o momento certo de fazer um teste e tirar as dúvidas totalmente.

Embora existam vários indícios de que você possa estar grávida, esses sinais variam dependendo de cada mulher (e algumas podem não ter quase sinal nenhum além da ausência de menstruação).

Como são vários os sintomas, eles também podem indicar outras situações ou problemas de saúde, por isso você não deve descartar ajuda médica.

Veja as dicas e informações que separamos. 

Quais os primeiros sintomas do início da gravidez?

São muitos os sintomas que podem surgir no início da gravidez, indicando que seu corpo está se alterando para gerar o feto. Veja os principais que separamos.

Ausência da menstruação

Esse é o sinal mais comum de que você pode estar grávida, especialmente para as mulheres com ciclo regular.

A menstruação é a descamação do endométrio e só acontece quando um óvulo não é implantado no útero. Portanto, se você estiver grávida, o endométrio não irá se descascar e não haverá a menstruação.

Mas não existem casos de mulheres grávidas que menstruam? Na verdade, o que ocorre nestas situações é o que os médicos chamam de “sangramento de implantação”. Ele é um sangramento mais leve e pode surgir no dia que você estava esperando sua menstruação.

Esse sangramento costuma durar menos, em torno de 2 dias, e é de cor clara, não vermelho forte como uma menstruação normal.

Atente-se ao fato que, se você tem ciclo irregular, pode demorar mais a notar um atraso menstrual. Além disso, os atrasos podem surgir por vários outros motivos que não sejam uma gravidez. Por isso é sempre importante fazer o teste e buscar ajuda médica.

Alteração nos seios

Os seus seios poderão ficar mais inchados e sensíveis. Isso acontece devido a alterações hormonais que estimulam o desenvolvimento das glândulas mamárias, preparando-as para a amamentação.

Além disso, esses hormônios também podem fazer com que os seios mudem de aparência, com o escurecimento dos mamilos e aparecimento de veias ao redor das mamas. Essas alterações estarão presentes até o fim da gestação.

Cólicas

Além de um sangramento que parece uma “menstruação mais leve”, é comum que muitas mulheres sintam cólicas, fazendo-as pensar que estão, realmente, em um ciclo comum.

Essa é uma dor no pé da barriga. Também é comum que as mulheres se sintam inchadas ou com desconforto abdominal.

As cólicas estão relacionadas às mudanças hormonais e crescimento do útero.

Náusea, vômitos e mal-estar

As náuseas são sintomas clássicos do início da gravidez, sendo que a maioria das gestantes sente enjoos matinais.

Existem casos de enjoos muito intensos que impedem a mulher de se alimentar. Eles costumam melhorar a partir da 12ª semana e desaparecem totalmente no segundo trimestre.

Embora não haja uma causa específica, acredita-se que os enjoos estão ligados ao aumento do hormônio beta hCG.

Constipação intestinal

Com o aumento do hormônio progesterona, os órgãos tendem a ficar mais frouxos ou relaxados, permitindo que o útero expanda de volume. 

Um dos órgãos que sofre com essas alterações é o intestino, que perde sua capacidade de contração, o que dificulta a manutenção do trânsito intestinal normal, gerando prisão de ventre.

Abdômen distendido

O abdômen distendido é a famosa sensação de “barriga inchada”, quando parece que, da noite para o dia, você já não cabe mais nas suas roupas. 

Mesmo o feto sendo muito pequeno, algumas mulheres apresentam inchaço nessa região como uma forma do corpo se preparar para suportar o crescimento do útero.

Sono excessivo e cansaço

De repente você tem lutado para se manter de olhos abertos ou simplesmente apresenta um cansaço fora do normal e desproporcional às suas atividades diárias? Pode ser gravidez. 

O corpo começa a dar sinais que precisa descansar mais, afinal, gerar uma vida é um trabalho extenuante.

Aumento do xixi

Toda hora você está com vontade de fazer xixi? Até de madrugada precisa acordar para urinar? Esse é um dos sintomas clássicos do início da gravidez. 

No começo, o aumento da micção acontece devido à redução da capacidade da bexiga de se esvaziar completamente, por causa do relaxamento dos órgãos que explicamos. 

Desejo alimentar incomum

Quem nunca ouviu falar sobre os “desejos das grávidas”? Bom, se você tem sentido vontade de comer alimentos diferentes, de uma hora para outra, pode ser que esteja grávida. 

Além de desejos alimentares, algumas gestantes podem ter aversão a cheiros ou a certas comidas (até aquelas que elas mais gostavam).

Os médicos não sabem exatamente o porquê desse sintoma, mas acreditam que esteja ligado às alterações hormonais.

Mas, atenção, se você tem sentido vontade de comer coisas incomuns como tijolo ou gelo, isso pode ser um indício de deficiência de nutrientes como zinco, ferro ou selênio.

Outro sintoma comum é a mudança do paladar, como sentir as sobremesas “doces demais” ou passar o dia com um gosto de metal na boca.

Variações de humor e dor de cabeça

Esse também é um sintoma clássico do início da gravidez, com a mulher se sentindo mais “sentimental” que o normal, indo dos choros sem motivo aparente até o mau-humor ou a raiva em poucos minutos.

As alterações hormonais, ainda, são capazes de provocar o relaxamento dos vasos sanguíneos e alterações no fluxo sanguíneo, causando dores de cabeça.

Corrimento vaginal

O surgimento do corrimento ou a intensificação dele também é um sintoma muito comum de gravidez.

Esse corrimento costuma ser estimulado pelo estrogênio e, como durante a gravidez os hormônios são mais estimulados, o corrimento pode ficar mais intenso. O corrimento da gravidez costuma ser leitoso ou transparente, espesso e sem odor.

Acne

As alterações hormonais também causam alterações na pele da mulher, que se torna mais oleosa e propensa ao surgimento de cravos e acnes.

Embora seja mais comum no início da gravidez, esse sintoma pode aparecer em qualquer momento da gestação.

Outros sintomas

A lista de sintomas do início da gravidez é longa. Embora esses que citamos sejam os mais comuns, muitas mulheres podem apresentar: 

  • cãimbras;
  • queda súbita de pressão após se levantar ou depois de ficar muito tempo deitada de barriga para cima;
  • hemorróidas;
  • nariz entupido (rinite gestacional);
  • tontura;
  • dores nas costas;
  • excesso de gases.

Quando esses sintomas surgem?

Os sintomas podem surgir em momentos variados, dependendo da mulher. De forma geral, a ordem cronológica é:

  • Sangramento vaginal de implantação, por volta da 3ª e 4ª semana de gestação;
  • Atraso menstrual, por volta da 4ª semana de gestação;
  • Cólicas ou dor abdominal, por volta da 4ª e 5ª semanas;
  • Dor e alterações nas mamas, em torno da 5ª semana de gestação;
  • Náuseas e vômitos, entre a 5ª e 6ª semanas;
  • Constipação intestinal, por volta da 5ª e 6ª semanas;
  • Barriga inchada, entre a 5ª e 6ª semanas;
  • Cansaço e sono excessivo, por volta da 5ª e 6ª semanas;
  • Aumento da micção, entre a 5ª e 6ª semanas;
  • Desejos alimentares, a partir da 6ª semana;
  • Variações de humor, a partir da 6ª semana;
  • Dor de cabeça, por volta da 8ª semana;
  • Corrimento, por volta da 8ª semana;
  • Acne, a partir da 10ª semana.

Agora que você já sabe quais são os sintomas do início da gravidez, o melhor é fazer um teste de gravidez para confirmar qualquer suspeita. Aproveite e confira nossas dicas e ideias de chá revelação simples e barato!

Deixe uma resposta