O desenvolvimento de um bebê está muito além do seu crescimento físico, como o peso e estatura. Afinal, o aprendizado de novas habilidades como engatinhar, falar ou segurar algo com suas próprias mãozinhas também fazem parte dos marcos do desenvolvimento infantil. 

Durante toda a infância, as crianças passam por inúmeras novas descobertas e sensações até finalmente construírem sua personalidade e, durante todo esse processo, é importante que os pais e responsáveis acompanhem e observem os sinais que essas fases carregam. 

Nesse sentido, para aproveitar essas importantes descobertas ao lado do seu filho, é importante conhecer quais são os marcos do desenvolvimento infantil. 

E para ajudar os papais de primeira viagem, nesse conteúdo, iremos falar um pouco mais sobre esses marcos, em quais momentos da vida eles costumam acontecer e como lidar bem com a maioria deles. Conclua essa leitura conosco!

O que são os marcos do desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil é baseado nos comportamentos e atitudes que as crianças desenvolvem durante o seu crescimento, como as atividades psicomotoras, cognitivas e emocionais. 

Esses marcos do desenvolvimento infantil costumam acontecer desde o período neonatal até os 6 anos de idade, conhecida como a primeira infância. Afinal, é durante esse período que as crianças fazem suas primeiras descobertas, conhecendo seus potenciais e explorando o mundo ao seu redor. 

As novas ações praticadas por ela irão significar o seu amadurecimento e, apesar de ser comum que esses marcos não ocorram nos períodos indicados devido ao desenvolvimento individual da criança, deverão ser observadas atentamente, pois atrasos significativos podem resultar em sérios problemas. 

Desenvolvimento Motor

O desenvolvimento motor é um dos principais marcos do desenvolvimento infantil, fazendo parte desde os primeiros dias de vida e dando continuidade por todo o seu período de crescimento.

A primeira etapa motora que o recém-nascido deve alcançar é o controle de cabeça, a capacidade de  rolar e agarrar objetos e levá-los até a boca, ações normalmente manifestadas até os 5 meses de vida.

Além disso, por volta dos 8 meses, a criança deverá começar a assumir a postura sentada sozinha, e aos 9 deve engatinhar enquanto os primeiros passos só deverão começar a ocorrer a partir dos 12 meses. 

Mas, além desses primeiros processos, que ficam para sempre na memória dos pais, com o passar dos anos a criança ainda irá aprender muita coisa relacionada ao seu sistema motor, como correr, pular, utilizar objetos com as mãos e muito mais. 

Desenvolvimento Cognitivo

O desenvolvimento cognitivo irá representar toda a evolução da criança em relação ao processamento das informações no cérebro. Ou seja, à medida que cresce, ela se torna capaz de adquirir e utilizar os conhecimentos aprendidos durante o seu desenvolvimento no dia a dia.

Ao longo de toda vida, as crianças e os adolescentes e também adultos continuam aumentando suas capacidades cognitivas. Afinal, nosso processo de educação e a busca por novos conhecimentos nunca chegará ao fim. 

Durante seus 6 primeiros anos, é possível perceber o profundo desenvolvimento da criança e, aquele bebê que, basicamente, só se comunicava por meio do choro, passa a dominar a linguagem, resolver problemas e se expressar.

Nos primeiros meses de idade, há alguns marcos do desenvolvimento infantil bastante importantes dentro do aspecto cognitivo, como o acompanhamento sonoro ou visual, onde a criança vira a cabeça em direção aos barulhos que escuta ou ainda acompanha alguns movimentos com os olhos.

Até os 9 meses, o bebê consegue entender quando alguém o chama pelo nome. Até os 18 meses, a criança já é capaz de seguir orientações simples, responder algumas solicitações e apontar para as coisas. 

Além disso, a partir dos 2 anos, ela começará a usar a imaginação, guardar o nome de objetos, cores e formas, contar os números e assim por diante, até atingir o seu total desenvolvimento. 

Desenvolvimento Socioemocional

O desenvolvimento socioemocional da criança está relacionado à correlação entre as competências sociais e as competências emocionais da mesma. 

Em relação ao emocional, a autorregulação é um processo importante para o processo de desenvolvimento, enquanto a competência social está relacionada à capacidade de articular os sentimentos, ações e pensamentos em suas relações. 

Ainda ligado ao socioemocional, os marcos do desenvolvimento infantil também começam já no primeiro semestre de vida, quando o bebê já sorri e reage a cócegas, além de já começar a compreender o significado da palavra “não”.

Até completar o primeiro ano de vida, a criança já é capaz de imitar gestos e sons, aos 2 aninhos, consegue brincar próxima de outras crianças, e aos 3 anos, demonstra preocupação quando vê outra criança chorando, além de começar a falar sobre seus interesses e preferências.

Desenvolvimento Linguístico

As habilidades de linguagem durante os marcos do desenvolvimento infantil possuem um impacto positivo na compreensão da escrita e leitura, e depende de um bom funcionamento neurobiológico, das estruturas cerebrais e principalmente da interação social desde o nascimento. 

As possíveis formas de comunicação são variadas, seja por gestos, olhar, fala e muitos outros, e com o desenvolvimento da linguagem, a criança irá aprimorar seus recursos de comunicação.

As primeiras formas de comunicação observadas nos bebês recém-nascidos são as comunicações não verbais, através das contrações musculares, olhares, expressões faciais e gestos de apontar para algo que quer.

Entre os 6 e 12 meses, ele passa a conseguir balbuciar seus primeiros sons, formando as primeiras sílabas como papa e mama. Até os 18 meses, ele começará a formar algumas palavras e entender melhor o que os outros dizem. 

Mas, será apenas próximo aos 2 anos de idade que seu filho deverá conseguir falar algumas frases e repetir palavras. Além disso, ao passar dos anos, essas capacidades deverão se aprimorar, criando novos marcos do desenvolvimento infantil.

Desenvolvimento Sensorial

O desenvolvimento sensorial é caracterizado por aspectos como cheirar, tocar, conversar, se movimentar, criar um vínculo com os pais ou responsáveis, dentre muitos outros, marcando, geralmente, os primeiros sete anos de vida da criança. 

Todo o sistema sensorial, dividido em tato, olfato, paladar, visão e audição, são desenvolvidos pelo bebê ainda durante a gestação, sendo a visão o único sistema a começar a receber estímulos após o seu nascimento, enquanto o olfato, paladar e audição já estarão completamente formados por volta do terceiro trimestre da gestação.

O sistema tátil é o primeiro a surgir, em que o bebê desenvolve sensibilidade tanto no nariz quanto nos lábios, se espalhando rapidamente para as outras partes do corpo.

Por que é importante brincar e estimular o bebê?

Quando falamos nos estímulos, não relacionamos apenas as ações especializadas para o desenvolvimento infantil, mas sim fazem parte da rotina do dia a dia e das interações realizadas com as crianças. 

Nesse sentido, os pais devem considerar os princípios básicos da estimulação, como o toque, o olhar, o contato, o tom de voz, o afeto e, principalmente, a disponibilidade em estar com a criança. 

As brincadeiras são o principal veículo para os marcos do desenvolvimento infantil. Afinal, durante as brincadeiras as crianças estão desenvolvendo suas habilidades em todas as áreas comentadas acima, como física, cognitiva, socioemocional e mais. 

Além disso, brincar também é a principal atividade da infância para o desenvolvimento de hábitos saudáveis ​​ao envolver ativamente as crianças no mundo, evitando problemas de saúde como, por exemplo, a obesidade infantil.

Conclusão

Em resumo, acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil é essencial para os pais, pois isso não só auxilia na compreensão das necessidades de seus filhos, mas também permite intervenções adequadas quando necessário.

Desde os primeiros movimentos com a cabeça até os primeiros passos e palavras, cada fase é crucial para o crescimento saudável da criança. Além disso, acompanhar de perto esses marcos é uma maneira de fortalecer os vínculos familiares e garantir o melhor começo de vida para seus filhos. 

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