uma mulher pensativa está sentada olhando para a janela

A gravidez sem sintomas é rara, mas, apesar disso, preocupa muitas mulheres. Também conhecida como gravidez silenciosa, ela ocorre quando a mulher acaba não sabendo que está grávida.

Embora os sintomas da gravidez sejam vários, algumas mulheres podem passar pela gestação praticamente sem nenhuma alteração. Quer saber mais? Siga a leitura!

O que é gravidez silenciosa?

A gravidez silenciosa é aquela em que a mulher não experimenta nenhum dos sintomas típicos da gravidez e com isso acaba não tendo ideia de que está gestando uma criança.

Em geral, as mulheres conseguem passar os primeiros meses sem saber que estão grávidas. Mas, conforme a gestação avança, os sintomas ficam mais proeminentes e elas acabam descobrindo a situação.

Contudo, em alguns casos raríssimos, algumas mulheres descobrem que estão grávidas apenas quando entram em trabalho de parto. Essa, contudo, não é uma situação usual.

Afinal, durante a gravidez, muitos hormônios sofrem alterações significativas, causando várias modificações no corpo da mulher, além de mal-estar, como enjoos, dores, entre outros.

É normal uma gravidez sem sintomas?

Não é normal uma gravidez sem sintomas, na verdade esse é um fato raríssimo e que pode ser explicado por algumas condições.

Como dissemos no tópico anterior, em geral, as mulheres podem até passar as primeiras semanas ou meses sem sentir as alterações da gravidez, porém são pouquíssimos os casos das que passam os 9 meses sem saber que estão gestando.

O que pode acontecer, muitas vezes, é a mulher já conviver com doses elevadas de hormônios, especialmente durante o período menstrual. Assim, o corpo acaba criando uma forte tolerância a essas alterações e elas não geram sintomas nessas mulheres.

Além disso, a mulher também pode estar com algum problema de saúde que impeça que os sinais da gravidez se manifestem. O que é muito comum, por exemplo, naquelas com síndrome dos ovários policísticos.

No caso dessas mulheres, é comum que elas passem até meses sem menstruar. Então, o principal sintoma da gravidez que é a supressão da menstruação passará despercebido.

Veja os principais motivos que levam a uma gravidez sem sintomas:

  • Alterações hormonais constantes, como as causadas na Síndrome dos Ovários Policísticos;
  • Mulheres com a placenta próxima ao colo do útero podem ter sangramentos esporádicos durante toda a gravidez e confundi-los com a menstruação;
  • Uso de anticoncepcional de forma contínua também pode mascarar os sintomas da gravidez. Caso a mulher esqueça de tomar em algum período e engravide, mas continue tomando depois, acreditará que a ausência de menstruação é devido ao anticoncepcional e não a gravidez;
  • Sobrepeso, o que faz com que a mulher confunda o ganho de peso da gravidez com o sobrepeso natural;
  • Sintomas de gravidez “disfarçados”, como quando a mulher já tem outro problema de saúde associado. Por exemplo, se ela tem uma doença intestinal, pode confundir os movimentos do bebê com as cólicas intestinais;
  • Dificuldades emocionais, especialmente quando a mulher não quer aceitar que está grávida, então pode passar a ignorar os sinais, acreditando não senti-los.

Quais os riscos de uma gravidez sem sintomas?

O principal risco da gravidez sem sintomas é que, se a mulher não sabe que está grávida, ela também não realiza o acompanhamento médico como deveria, por exemplo fazendo o pré-natal. 

Assim, ela não realizará exames de triagem para saber se tem uma gravidez de risco ou se está sofrendo de algum problema de saúde durante a gravidez, como diabetes, pré-eclâmpsia (pressão alta na gravidez), anemia, infecções etc.

Esses problemas podem acabar levando ao parto prematuro e até causar complicações para o bebê.

E agora, como saber se estou grávida?

A única maneira de saber se está grávida é fazendo um exame de sangue. Ele é o mais confiável e poderá lhe tirar a dúvida. Outra opção são os testes de farmácia, embora eles tenham um número alto de falso negativo.

Lembre-se que só os sintomas da gravidez não são suficientes para ter certeza de que se está gestante. Afinal, outros problemas de saúde podem causar as mesmas condições.

Então, por via das dúvidas, procure seu ginecologista e agende alguns exames, assim você terá certeza de que tudo está bem com a sua saúde.

Gostou de saber mais sobre a gravidez sem sintomas? Confira nosso post com a tabela da gestação e aprenda a calcular de quantas semanas você está grávida!

Deixe uma resposta