A chegada de um bebê pede por uma série de cuidados e preparações por parte de toda a família, desde os exames médicos realizados na gestação, até mesmo na escolha da roupinha para recém-nascido

Mas afinal, você sabe o que é que um bebê precisa em seus primeiros dias de vida?

Pensando nessa questão que traz dúvidas para tantas mamães, hoje iremos falar um pouco mais sobre o que um bebê costuma usar em seus primeiros meses e como você pode fazer para manter os bons cuidados com esse tipo de enxoval. 

Pronta para saber mais? Siga essa leitura conosco!

O que o bebê usa nos primeiros meses?

Os cuidados com o bebê vai muito além da roupinha para recém-nascido, também é importante providenciar alguns itens essenciais para o seu dia a dia, como mantas, naninhas, fraldas, produtos de higiene, itens para montar o quartinho de bebê e uma longa lista de outras necessidades. 

Quando o assunto são as roupas, precisamos considerar como uma criança pode crescer rápido e perder rapidamente o uso dessas peças. Dessa forma, é importante investir em peças tanto menores quanto maiores, considerando também as estações do ano com base em seu crescimento.

Para os bebês nascidos no verão, será importante priorizar a roupinha para recém-nascido que deixe a pele da criança transpirar, sendo aquelas mais leves e frescas, favorecendo o conforto.

Já para outras estações do ano, opte por mais modelos de manga comprida, sejam elas mais leves ou mais quentinhas, isso porque o bebê ainda não consegue regular muito bem sua temperatura corporal. 

Para os tecidos, dê preferência sempre por peças em algodão ou plush, se lembrando sempre de lavar as peças antes de utilizá-las com sabão neutro, retirar as etiquetas e ainda evitar peças com muitos babados e acessórios que possam incomodar o bebê. 

Quantas peças de roupa um recém-nascido precisa?

Investir em muitas roupas para o recém-nascido será um dinheiro gasto desnecessariamente. Afinal, como explicamos, além de receber muitos presentes, os bebês crescem muito rápido e perdendo a maioria das peças. 

Por isso, os itens mais importantes para garantir inicialmente, são:

  • Conjuntinhos: são as roupinhas fáceis de pôr e tirar, tornando-as práticas para o uso no hospital e em casa nos primeiros dias de vida, ideais para evitar o risco de alergias e facilitar a rotina da mãe;
  • Bodies longos e curtos: os bodies são peças básicas e muito utilizadas pelos bebês. A quantidade de cada modelo dependerá da estação e região em que o bebê irá nascer. Em geral, opte por 6 modelos de manga longa e 2 de manga curta para o primeiro semestre;
  • Macacões: por serem peças práticas, o ideal é ter no mínimo 4 peças do tamanho RN ou PP. Depois dos 3 primeiros meses, você poderá complementar com mais modelos no tamanho P, depois no tamanho M e assim por diante;
  • Camisetas longas e curtas: em regiões mais frias, é indicado investir em 4 camisetas de manga longa e 2 de manga curta, enquanto cidades mais quentes, o ideal é ter, pelo menos, 2 camisetas de manga longa;
  • Calça: as calças podem ser combinadas com muitos itens, por isso, o recomendado é que você tenha 3 calças para cada blusa, mas a quantidade mínima de calças para o bebê serão 3, entre modelos com ou sem pé.

Que tipo de roupinha para recém-nascido levar para a maternidade?

A mala maternidade é um item muito importante e obrigatório para a grande chegada do bebê, devendo conter tudo aquilo que ele precisa para os primeiros dias no hospital. 

Para manter o bebê sempre limpo, quentinho e confortável para passar pela lista de exames, é importante garantir alguns itens na mala, desde roupinha para recém-nascidos até produtos para higiene, como:

  • 6 body
  • 6 mijões
  • 6 macacões
  • 6 pares de meia
  • fraldas de boca
  • 2 casaquinhos
  • 1 xale ou cobertor
  • 1 conjunto saída de maternidade
  • 2 mantas
  • 1 pacote de fralda descartável
  • Escova para cabelo
  • 2 toalhas fraldas
  • sabonete líquido de glicerina (PH neutro)
  • cotonetes
  • álcool 70%
  • bolinhas de algodão
  • pomada para assadura
  • sacolinha para roupas sujas

Mas, mesmo com a lista acima, é importante conferir as recomendações e exigências com a maternidade escolhida por você, pois as peças e quantidade de itens podem variar de local para local.

Quais os cuidados com a roupinha para recém-nascido?

Um recém-nascido possui a pele extremamente sensível e isso pede cuidados especiais na hora de lavar e guardar suas roupinhas e outros acessórios do enxoval. 

Para evitar irritações, alergias e muitos outros problemas, separamos algumas dicas importantes, como:

  • Lave a roupinha para recém-nascido antes do primeiro uso: uma roupa nova pode possuir muitas impurezas como restos de materiais de limpeza, ácaros, poeira e outras sujeiras devido ao manejo das peças. Por isso, lave-as sempre antes de usar, com sabão neutro ou sabão de côco. 
  • Deixe-as secar em ambientes arejados: seja no sol ou na sombra, é muito importante deixar as roupas de crianças e bebês secá-las completamente antes do uso. Mas vale consultar, antes da lavagem, as instruções da etiqueta, que geralmente informam as possíveis restrições, como a de secagem.
  • Cuidado com a máquina de lavar: a máquina de lavar é um equipamento indispensável na vida das mamães, mas é importante ter cuidado ao lavar as roupas dos bebês nesse tipo de equipamento, afinal, são peças muito sensíveis. Por isso, antes de colocar as roupas faça a pré-lavagem da máquina com água, sabão de coco e álcool e escolha o programa de lavagem para roupas delicadas.
  • Guarde a roupa em saquinhos plásticos: manter as peças de roupa passadas em um saco plástico poderá ajudar a mantê-las limpas por mais tempo. Além disso, higienize o espaço onde as roupas serão guardadas com pano úmido e álcool, com o objetivo de manter o espaço dos bebês livres de germes e bactérias. 
  • Não misture as peças do bebê com as dos adultos: Se você optar por lavar as roupas dos bebês na máquina, tenha cuidado para não misturar com as peças dos adultos. Dessa forma, você evita que as roupas deles tenham contato com diferentes tipos de sujeiras e bactérias que podem trazer prejuízo à saúde.

Conclusão

Garantir um enxoval adequado para um recém-nascido vai muito além de simplesmente adquirir peças bonitas, é necessário pensar naquilo que o bebê realmente precisa e ainda considerar a região, estação do ano e o rápido desenvolvimento da criança, visto que os pequenos crescem rapidamente e podem perder o uso das roupas em pouco tempo.

Além disso, garantir um bom enxoval, também significa manter os bons cuidados com as roupinha para recém-nascido, incluindo a lavagem prévia, escolha de tecidos adequados e armazenamento correto, evitando possíveis problemas à pele e à saúde sensível dos bebês.

A Unique Baby oferece peças personalizadas essenciais para o enxoval, proporcionando conforto e qualidade aos recém-nascidos. Quer conhecer mais sobre nossos produtos e seus diferenciais? Acesse o site e confira nosso catálogo!

Deixe uma resposta