O quarto de bebê faz parte dos inúmeros preparativos que geram grande ansiedade para a chegada de um recém-nascido, principalmente para pais de primeira viagem.

Porém, construir esse cantinho é muito mais que tirar do papel o quarto de bebê dos seus sonhos, com temas, cores e móveis criativos e cativantes. Também é importante pensar, principalmente, em sua funcionalidade para que os cuidados com a criança durante o dia a dia sejam otimizados. 

Se você já está à espera do seu novo amor e não sabe por onde começar a planejar esse novo espaço importante do lar, esse conteúdo poderá ajudar!

Aqui, iremos falar um pouco mais sobre como criar um ambiente personalizado para garantir mais segurança e conforto para o recém-nascido. Confira o guia definitivo da Unique Baby para montar um quarto de bebê!

Crie um ambiente personalizado para o seu bebê

Em qualquer espaço do lar, é sempre importante pensar no conforto, bem-estar e na funcionalidade desses ambientes e, para o quarto do bebê, a ideia precisa seguir esse mesmo raciocínio. 

Quando planejado corretamente, a personalização de um ambiente pode garantir efeitos muito positivos, não apenas sobre o bebê, mas também sobre a mãe que agora passará parte de seus dias nesse cantinho. 

Maior conforto e bem-estar

Ter um ambiente personalizado está diretamente relacionado a nossa satisfação e bem-estar com o lar. 

O quarto de bebê, por exemplo, poderá se tornar um espaço ainda mais cheio de sentimentos através de um cenário cheio de amor e carinho, com fotografias, presentes e decorações de pessoas importantes para o desenvolvimento do bebê. 

Maior aproveitamento do espaço 

Além do aconchego e bem-estar, preparar um espaço personalizado para o bebê ajuda a aproveitar melhor cada centímetro quadrado. 

Seja na configuração dos móveis, na iluminação ou no cenário desejado para o ambiente, é possível utilizar cada pequeno elemento para valorizar corretamente o novo quarto e transformá-lo em algo ainda melhor do que sempre sonhou. 

Atendimento às necessidades específicas 

Já é de se imaginar que, após o nascimento do bebê, a rotina de toda a família não será mais a mesma. Por isso, ter um projeto para o quartinho do seu novo amor, pensando na composição e posicionamento dos móveis, será ideal para que todos possam viver esse momento mais tranquilamente, melhorando a circulação do ambiente e deixando tudo mais fácil, prático e seguro.

Quando começar a montar o quarto do bebê? 

A primeira coisa a se pensar antes de começar os preparativos para o quarto de bebê, é qual será o cômodo da casa ideal para isso. Com essa decisão em mente, será mais fácil acertar no planejamento do ambiente, afinal, saberá se o mesmo precisa de alguma reforma ou reparação e quais móveis caberão melhor ali. 

Com o local decidido, as atividades relacionadas à montagem do novo cantinho, como pintura, compra de móveis, escolha da decoração, entre outros, deverão se iniciar enquanto a mamãe ainda estiver se sentindo disposta, entre 20 e 24 semanas de gestação. 

Por fim, com tudo decidido e em seu devido lugar, o último passo é organizar todos os itens do bebê, como roupinhas, itens de higiene, mantas e cobertores. Esses últimos detalhes podem ser organizados a partir da 37ª semana, não necessitando de grandes esforços da mãe e ainda criando novos momentos de conexão com o bebê até o momento de seu nascimento. 

Checklist: como montar o quarto de bebê

Agora que você já sabe a importância de criar um cantinho personalizado para o seu bebê e qual é o momento ideal para começar, é hora de saber o passo a passo de como começar a tirar esse sonho do papel. Confira: 

Escolha o seu tema favorito para o quartinho 

Após decidir qual será o cantinho da casa reservado para o bebê, como comentamos acima, o primeiro passo será encontrar o tema que mais agrada os pais para começar os preparativos. 

Sabendo ou não o sexo do bebê, existem muitos estilos para se basear e inicar a seleção de itens personalizados como enxoval, iluminação, layout e cores. Alguns dos temas mais interessantes e comuns para a ocasião são: 

  • Clássico: inspirado nas cortes européias, utilizando itens de decoração repletos de detalhes como coroas, lustres, cortinas e papéis de parede mais sóbrios;
  • Esportes: pode ser inspirado em diversas modalidades esportivas e mesclar itens divertidos como troféus, medalhas, bandeiras, bolas e muito mais. As cores mais usadas são azul, vermelho e verde;
  • Circo: esse mundo mágico promete encantar todo pequeno com palhaços, malabaristas e estampas que remetem uma tenda de circense. Cores como azul, vermelho, verde e amarelo poderão ser exploradas sem medo; 
  • Animais da floresta ou safari: para esse tema, os papéis de parede e ursos de pelúcia serão os grandes protagonistas, além disso vale explorar elementos como cabanas, animais, muitas plantas e peças de madeira;
  • Fundo do mar: aqui o azul e branco são as cores predominantes e, para deixar a estética escolhida mais aparente, aposte em quadros e objetos com as imagens de animais marinhos, como polvo, peixes, baleias e estrelas do mar.

Escolha os móveis

Com o tema definido, a escolha dos móveis será muito mais prática, se baseando nas formas e cores presentes na decoração. 

Além disso, os itens iniciais para se pensar são uma cômoda com trocador, berço e poltrona para amamentação. Mas, se seu espaço for amplo, poderá adicionar outros itens que acredita serem úteis para o seu dia a dia, o importante é que todo o ambiente continue aconchegante e funcional. 

Iluminação 

Outro item que merece sua atenção na hora de planejar o seu quarto de bebê é a iluminação, afinal, precisa atender algumas necessidades como conforto para o sono do bebê, boa visibilidade para a mãe e harmonia com a decoração. 

Para isso, existem alguns recursos interessantes que podem ser exploradas para o ambiente, como: 

  • Abajures: além de serem um ótimo item para compor a decoração, também será ideal para criar um ambiente de luz fraca, seja durante a amamentação ou soneca do bebê; 
  • Dimerização: o dimmer é um circuito para ajustar a intensidade da luz de um ambiente, podendo ser ajustado de acordo com atividade realizada com o bebê; 
  • Proteção contra luz externa: assim como gerar iluminação no dormitório, protegê-lo da luz externa também será importante. Para isso, use caixas-guias ou blackout para evitar a luz do sol nas primeiras horas do dia. 

Aposte em objetos e acessórios decorativos 

Com quase tudo pronto, um dos passos finais será a escolha dos objetos para compor a decoração do ambiente. 

É importante que os acessórios escolhidos estejam relacionados ao tema escolhido para o quarto de bebê, variando entre quadrinhos, almofadas, brinquedos e muito mais. Esses objetos poderão ser armazenados em nichos, prateleiras ou pendurados, tudo irá depender do seu estilo e funcionalidade. 

Finalize com enxoval personalizado 

O último passo para completar esse cantinho tão especial é garantir o enxoval completo para o recém-nascido, isso inclui roupinhas, mantas, cueiros, fraldas e muitos outros acessórios essenciais. 

Além disso, possuir esses itens personalizados com o tema, cor ou nome escolhido para o bebê deixará todo o cuidado com ele ainda mais especial.

A Unique Baby conta com uma longa lista de produtos para enxoval personalizado, transformando cada cuidado em um momento único.

Em cada item disponível em nosso site, é possível personalizar com tema, cor e nome de sua preferência, deixando tudo harmonizado com o restante do quarto de bebê planejado por você. 

Pronta para começar a montar o seu enxoval? Acesse o site e confira!

Deixe uma resposta