uma mulher usando uma blusa branca coloca fraldas no bebê

 

Quando o assunto é o primeiro filho, são muitas as dúvidas que permeiam a gestação. E uma das mais importantes é sobre quantas fraldas o bebê usa. Afinal, por meio dessa estimativa, é possível ter uma ideia de quantas fraldas comprar antes e depois do nascimento.

Para te ajudar, separamos as informações mais importantes sobre o tema e um guia de fraldas de acordo com a idade da criança. Confira!

Quantas fraldas o bebê usa por dia?

A quantidade de fraldas que um bebê usa por dia depende muito da sua idade. O recém-nascido costuma ter uma troca com mais frequência e conforme os meses vão avançando, o número de trocas passa a diminuir.

Um bebê com 40 dias de vida, por exemplo, costuma usar entre 7 a 8 fraldas por dia. Isso dá uma média de 200 fraldas por mês. Já um recém-nascido, com até 20 dias, pode usar até 9 fraldas diariamente. Confira algumas quantidades estimadas:

 

 

Embora as fraldas tenham um custo elevado, é importante não economizá-la, porque isso pode significar deixar seu bebê muito tempo com a mesma fralda, que pode causar assaduras e outros problemas.

O ideal é que o intervalo entre uma troca e outra não seja superior a 4 horas. Lembre-se que os recém-nascidos, em geral, fazem xixi e cocô logo após a mamada. 

Se você notar que a pele do bebê está avermelhada ou com bolinhas na área coberta pela fralda, isso pode ser um indicativo de alergia, necessitando da troca mais frequente.

Quantos pacotes de fraldas de cada tamanho devo comprar?

A quantidade de pacotes de fraldas depende do uso. Por isso, a tabelinha que indicamos acima pode ajudar. Considerando ela, vamos calcular uma média de pacotes por mês para cada idade do bebê:

  • Bebê com até 20 dias: 7 pacotes e meio de tamanho RN, com 36 unidades cada (considerando um consumo médio de 9 fraldas por dia ou 270 fraldas no mês para bebês de 2 a 4,5kg);
  • Bebê com até 40 dias: Aproximadamente 6 pacotes do tamanho RN+, com 36 unidades (considerando um consumo médio de 7 fraldas por dia ou 210 fraldas no mês para bebês entre 3 a 6 kg);
  • Bebê entre 2 a 4 meses: aproximadamente 6 pacotes do tamanho P, considerando o pacote com 34 unidades (nossa conta foi feita com um consumo médio de 6 fraldas por dia e um peso médio do bebê de 5 a 7,5kg);
  • Bebê entre 5 a 10 meses: aproximadamente 5 pacotes do tamanho M com 36 unidades cada (considerando 5 fraldas por dia e 150 por mês, para bebês de peso médio entre 6 a 9,5kg);
  • Bebê entre 11 a 20 meses: aproximadamente 5 pacotes do tamanho G com 36 unidades cada (considerando 5 fraldas por dia ou 150 no mês, para bebês de 9 a 12,5kg);
  • Bebê entre 21 a 26 meses: aproximadamente 4 pacotes do tamanho XG com 36 unidades cada (considerando 4 fraldas por dia ou 120 no mês, para bebês de 12 a 15 kg);
  • Bebê acima de 26 meses: aproximadamente 4 pacotes do tamanho XXG com 36 unidades cada (considerando 4 fraldas por dia ou 120 no mês, para bebês acima de 14 kg).

Claro que essa é apenas uma média e tudo dependerá das características e hábitos do seu filho.

Para a maternidade, é recomendável levar, no mínimo, 2 pacotes com 15 fraldas cada de tamanho RN.

Quantas fraldas o bebê usa no primeiro ano de vida?

Esse cálculo dependerá muito dependendo do seu filho. Em média, um bebê usará em torno de 2500 fraldas no primeiro ano de vida. Lembrando que nos primeiros meses ele usará mais e depois começará a usar uma quantidade menor.

Até quando o bebê deve usar fralda?

Não existem regras e cada família deve sentir o que é melhor para a criança, já que qualquer aspecto nesse sentido deve considerar o desenvolvimento do bebê.

A maioria das marcas costuma oferecer fraldas até o tamanho XXG que atende crianças até 14 ou 15 kg, o que corresponde, em média, a um bebê de 2 anos. Porém, existem crianças que podem necessitar do uso da fralda por um período maior.

O ideal é que o desfralde comece a ser feito a partir do 1 ano e meio, porque nessa idade a criança já consegue ter um controle melhor do esfíncter anal, que é responsável pelo movimento de segurar e eliminar as fezes.

Por isso, fazer o acompanhamento com o pediatra é fundamental, entendendo o tempo certo do seu filho, garantindo que essa seja uma mudança natural e sem muitas cobranças.

Qual o tamanho certo da fralda?

Quando for comprar fraldas, a melhor sugestão é se guiar pelo peso do seu filho. Já que algumas crianças com a mesma idade podem ter pesos diferentes. 

Se a fralda estiver muito pequena, ela dará alguns sinais, como:

  • O fecho da frente fica abaixo do umbigo;
  • Não é possível passar dois dedos de forma confortável entre a barriga do bebê e a cintura da fralda;
  • As fitas adesivas de fechamento da fralda ficam muito separadas;
  • O canto das pernas e do bumbum do bebê ficam avermelhados devido à pressão do elástico contra a pele da criança (igual quando usamos uma roupa íntima mais apertada);
  • A fralda cobre apenas o bumbum do bebê e não uma parte das costas.

Já se a fralda estiver muito grande, é comum que aconteçam vazamentos.

Quantos pacotes de fraldas devo comprar antes do bebê nascer?

Tome cuidado ao fazer um estoque de fraldas antes do seu bebê nascer. Afinal, nem sempre a fralda que você vai comprar vai ser a ideal para a sua criança. 

Por exemplo, ele pode nascer com um peso maior do que o estimado (e o seu estoque de fraldas RN ficar pequeno antes do prazo).

Ou, pior, pode não se adaptar com a marca que você comprou, dando alergias, por exemplo, ou trazendo outros incômodos. E aí você ficará com um estoque enorme de fraldas sem uso.

Por isso, tenha um estoque pequeno antes do bebê nascer. E, depois que a criança nascer, teste algumas marcas e modelos para entender qual é mais confortável para ela.

Se você for fazer um chá de fraldas, tente não determinar uma marca específica. Assim, você ganhará fraldas de marcas variadas e poderá testar qual irá funcionar melhor com o seu filho.

Depois de todas essas dicas, já deu para notar que responder a questão quantas fraldas o bebê usa depende de uma série de variáveis, não é mesmo? Embora seja possível prever considerando a média, cada criança é única e só você saberá calcular a média de consumo do seu filho.

Que tal continuar descobrindo mais sobre este incrível universo da maternidade? Veja quais são as fases de desenvolvimento do bebê e o que esperar em cada uma delas!

Deixe uma resposta