A chegada de um bebê é um momento único na vida das mamães e de toda a família. Entre as várias decisões a tomar e itens a comprar, estão as roupas para recém-nascidos.

E é normal que este momento traga uma série de dúvidas. Afinal, quais itens e quanto comprar? Quais os tamanhos? Entre outras questões. 

Lembre-se que os bebês crescem muito rápido e, sem planejamento, seu filho poderá acabar perdendo rapidamente suas roupinhas. Veja as dicas que separamos.

Quais são as roupas para recém-nascido mais essenciais?

Você não precisará comprar muitas roupas para recém-nascido. Afinal, como explicamos, os bebês crescem muito rápido e acabarão perdendo as peças. 

Para lhe ajudar, montamos alguns dos itens mais importantes e nos quais você deve focar neste primeiro momento:

  • Conjunto maternidade: são as roupinhas que ele usará na maternidade. Devem ser fáceis de pôr e tirar, tornando-as práticas para o uso no hospital e de tecidos naturais, para evitar o risco de alergias;
  • Bodies de manga curta e de manga longa: os bodies são peças básicas e que você usará muito no seu bebê. A quantidade de cada modelo dependerá se o bebê irá nascer no verão ou no inverno e também do clima da sua região. Em geral, opte por 6 modelos de manga longa e 2 de manga curta nos primeiros 6 meses;
  • Macacões: são peças práticas para o dia a dia. O ideal é que você tenha no mínimo 4 macacões do tamanho RN ou PP. Depois dos 3 primeiros meses, você poderá complementar com mais 6 modelos no tamanho P e depois dos 6 meses, mais 6 modelos do tamanho M;
  • Camisetas de manga curta e de manga longa: se a sua região for muito fria, invista em 4 camisetas de manga longa e 2 de manga curta. Já se a cidade é quente, tenha, pelo menos, 2 camisetas de manga longa;
  • Calça: as calças podem ser usadas com bodies ou camisetas. O recomendado é que você tenha 3 calças para cada blusa. De qualquer forma, a quantidade mínima de calças RN que você deve ter são 3, podendo ser modelos com ou sem pé.

Essas são as peças de roupas básicas. Mas, além delas, complemente seu enxoval com itens básicos como mantas (em torno de 4), fraldas de pano, toalhas fraldas, toalhas de banho e babadores.

Para os locais mais frios, ao invés de cobertores, você poderá usar os porta-bebês. Eles são espécies de “sacos de dormir” para recém-nascidos. São mais seguros que os cobertores tradicionais e ajudam a manter o bebê aquecido durante toda a noite.

O que vestir no recém-nascido no verão?

Para os bebês nascidos no verão, é preciso ter cuidados para as roupinhas deixarem a pele da criança transpirar e não serem muito quentes, favorecendo o conforto.

Por isso, os tecidos naturais, como o algodão, são os mais indicados. Afinal, eles permitem que a pele respire. Enquanto os tecidos sintéticos costumam abafar, o que pode causar alergias e urticárias.

Outra dica é não usar roupas muito justas ou apertadas, porque elas também dificultam a respiração da pele.

Nos dias mais quentes, use peças de manga curta, como bodies e camisetinhas. Ou, ainda, invista em um macacão mais fino, porém de manga comprida.

Apesar de estar quente, evite deixar o recém-nascido só de fralda. Os bebês até os 6 meses ainda não conseguem controlar muito bem a temperatura corporal, perdendo calor com muita facilidade. Por isso, se eles não ficam com roupas suficientes, podem passar frio ou até sofrer com hipotermia.

Assim, por mais calor que esteja, sempre vista uma camisetinha ou um body mais fresquinho de algodão.

O que vestir no recém-nascido no inverno?

Como os bebês perdem mais calor que os adultos, o inverno requer maior cuidado com as roupas para recém-nascido.

Principalmente até o primeiro mês, foque em usar sempre uma camada a mais de roupa no bebê do que você está usando. Aliás, a dica de expert para vestir o bebê no inverno é investir em camadas.

As peças que ficarão diretamente em contato com a pele da criança devem ser, preferencialmente, de algodão. Afinal, a lã e outros tecidos podem aumentar os riscos de alergias e de ressecamento.

Então, vista a criança com um body ou camiseta de manga comprida de algodão e depois comece a construir camadas, com uma calça de moletom e um agasalho, de preferência com capuz.

Se você notar que o bebê está vermelho e incomodado, ele pode estar com calor. Aí é só tirar uma das peças, sem precisar trocá-lo.

À noite, você pode manter a camada de peças de algodão e vestir, por cima, um pijama comprido de flanela, por exemplo. Depois, complemente com o saco de dormir para recém-nascido.

Como saber o tamanho do bebê na hora de comprar roupas?

Nos primeiros dias do bebê, o ideal é investir em roupas de tamanho RN (recém-nascido). Opte por ter mais modelos de manga comprida e quentinhas, porque o bebê ainda não consegue regular muito bem sua temperatura corporal. E, na maternidade, devido ao ar condicionado do hospital, costuma ser mais frio.

Porém, não tenha muitas peças de tamanho RN, porque você verá que, em poucos dias, seu bebê irá crescer bastante.

Assim, opte por alguns modelos um pouco maior, como P. Outra ideia é seguir a orientação de acordo com o peso e a altura da criança. Como:

  • Tamanho RN: até 2 meses de idade, com peso entre 2,5 a 5kg e altura entre 45 a 54 cm;
  • Tamanho P: até 3 meses de idade, com peso entre 4 a 6kg e altura entre 54 a 60cm;
  • Tamanho M: até 6 meses de idade, com peso entre 6,5 a 8kg e altura entre 60 a 66cm;
  • Tamanho G: até 9 meses de idade, com peso entre 8 a 9kg e altura entre 66 a 72cm;
  • Tamanho GG: até 12 meses de idade, com peso entre 9 a 10kg e altura entre 72 a 78cm.

Hoje em dia, as ultrassonografias já ajudam a mãe a ter uma ideia do peso e da altura que a criança irá nascer, ajudando na hora de preparar o enxoval.

Quais os cuidados com as roupas dos recém-nascidos?

Depois de comprar as roupas para recém-nascido, agora é hora de ter alguns cuidados básicos que ajudarão a manter seu pequeno mais seguro. Veja as dicas que separamos:

  • Lave todas as roupinhas antes do bebê usá-las;
  • Deixe as roupas secar no sol para não mofarem ou ficarem com odores desagradáveis;
  • Use apenas sabão neutro ou de coco e amaciante próprio para bebês, com pouco cheiro;
  • É possível lavar as roupas à mão ou na máquina. Nesse caso, use o ciclo delicado;
  • Passe as roupas após elas secarem;
  • Guarde as roupinhas em saquinhos do tipo Ziplock até elas serem usadas. Você pode separar os kits para maternidade, já pensando nos conjuntos por dia;
  • Se possível, retire as etiquetas para que elas não incomodem a pele sensível do bebê.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre as roupas do recém-nascido e está pronta para montar seu enxoval. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre itens para o recém-nascido: saiba o que você deverá comprar para usar nos primeiros meses de vida do seu filho!

Deixe uma resposta