Montar o enxoval de bebê é um momento mágico para todas as mamães e muito importante para o recém-nascido. Afinal, a criança precisa de todo cuidado, conforto e segurança para o seu desenvolvimento.

Mas, durante esse preparativo, as dúvidas sobre o que é melhor para a criança são várias, como, por exemplo, em relação aos melhores tecidos para roupas, mantas e cueiros

Pensando em facilitar esse momento para você, vamos falar um pouco mais sobre o plush e algodão no enxoval de bebê. Quer saber como e quando escolher uma dessas opções? Conclua essa leitura conosco!

Qual o melhor tecido para fazer enxoval de bebê? 

Graças às novas tecnologias, hoje a indústria têxtil pode produzir peças cada vez mais macias, confortáveis, duráveis e tecnológicas para todos os nichos da moda, inclusive para a moda infantil. 

Por possuírem a pele extremamente sensível e ainda a baixa imunidade, é preciso estar muito atento aos tecidos na hora de montar o enxoval de bebê, evitando a agressão à pele com aqueles mais grossos, ásperos e encorpados. 

Seja para as roupinhas ou outros acessórios, como toalhas e mantas, a atenção sempre será necessária para garantir peças em tecidos mais macios e maleáveis. Conheça as principais indicações!

Enxoval de bebê em algodão

O algodão é uma matéria-prima natural, conhecida por estar presente em tecidos mais delicados e macios e, por isso, é a principal indicação para produtos infantis. 

O enxoval de bebê feito de algodão garante a respirabilidade da pele, permitindo que o ar de fora entre e o ar de dentro saia, ou seja, é totalmente fresquinha e não sufoca o recém-nascido

Além disso, as roupas e outros acessórios confeccionados com o algodão são mais resistentes, fáceis de passar a ferro e perfeitas para os dias mais quentes do verão e primavera. 

Mas é preciso estar atento à quantidade de algodão presente no tecido, pois nem todos são 100% algodão, por isso, a qualidade do algodão presente na composição do tecido irá determinar a qualidade da peça adquirida. 

Enxoval de bebê em plush

O plush é um tecido feito sobre a malha e muito semelhante ao veludo, garantindo peças quentinhas e ideais para manter a temperatura do bebê durante os dias mais frios. 

Apesar de possuírem um lindo acabamento e cumprir bem o seu papel de aquecer a criança, esses tecidos podem trazer problemas para bebês alérgicos. Pois, por se tratar de um material felpudo, o mesmo pode acumular poeira com mais facilidade, precisando de muita atenção na hora da lavagem. 

Além disso, o tecido é composto por 80% de algodão e 20% em poliéster, promovendo uma textura delicada, iluminada e macia. 

O que considerar na hora de escolher o tecido ideal?

Mesmo conhecendo melhor as características dos principais tecidos para o enxoval de bebê, ainda será importante analisar e tomar alguns cuidados com pontos importantes, como: 

  • Dê atenção para o que dizem as etiquetas: lá, estão geralmente descritos os materiais utilizados na composição do tecido, além de outras dicas de cuidados, como na hora de lavar e passar. 
  • Cuidado com os elementos decorativos: além de se preocupar com tecidos das peças para o recém-nascido, também é importante evitar aquelas que possuem adereços como broches, botões e outros acessórios que possam ser acidentalmente ingeridos pela criança.
  • Considere a estação do ano: outra dica importante é considerar o clima do período de previsão do nascimento do bebê. Por exemplo, se seu nascimento for acontecer durante a primavera/verão, opte por tecidos e modelos mais leves e frescos, e em tecidos mais grossos e quentes para as épocas de outono ou inverno

O que é mais quente soft ou plush? 

O tecido soft (microsoft) é muito procurado para as temporadas mais frias, principalmente, em peças como mantas para bebê. 

Assim como o plush, ambos são malhas macias e de textura aveludada, porém, ainda possuem as suas diferenças que devem ser consideradas. 

Apesar de possuir uma beleza e delicadeza mais próxima do veludo, o plush sai perdendo quando o assunto é temperatura. Isso porque o soft é um tecido mais grosso, produzido 100% em poliéster, que ajuda a manter melhor a temperatura corporal. 

Por ser um tecido mais quente e também por sua textura macia e durabilidade, geralmente, o soft é utilizado para cobertores, mantas e roupões. Enquanto o plush é uma melhor proposta para as roupinhas em dias amenos. 

Quais os itens para montar um enxoval de bebê?

Agora que você já sabe quais são as melhores indicações em tecidos para enxoval de bebê, é hora de começar a planejar os preparativos para sua grande chegada. 

Para isso, você poderá escolher entre parar o enxoval inicialmente para o bebê recém-nascido, ou já garantir de vez os itens para o primeiro ano completo da criança. 

Independente de suas preferências e situação financeira, é importante levar em consideração todas as dicas e informações que trouxemos até aqui, como considerar a estação do ano na qual dará à luz ao bebê. 

Para um recém-nascido, os itens obrigatórios para um enxoval são: 

  • 6 bodies de manga curta tamanho RN ou PP;
  • 3 bodies de manga longa tamanho RN ou PP;
  • 4 calças culote ou mijão (com ou sem pé) RN ou PP;
  • 2 casaquinhos RN, PP ou P;
  • 2 macacões longos RN ou PP;
  • 3 pares de meia RN ou PP;
  • 1 saída de maternidade para o bebê tamanho RN.

Se o bebê for prematuro, as peças RN poderão ficar grandes. Por isso, dê preferência por roupinhas de tamanho específico para esses bebês.

Leia mais em: Enxoval para bebê: tudo o que você precisa saber

Conclusão

Todas as fases de uma gravidez são momentos de grande expectativa e cuidado para todas as mamães, pois sabemos que cada detalhe conta para proporcionar conforto e segurança ao recém-nascido.

Nesse conteúdo, foi possível entender como a seleção dos tecidos adequados desempenha um papel crucial na hora de preparar o enxoval de bebê, optando por materiais suaves e respiráveis, como o algodão, que garantem o bem-estar da pele sensível do bebê, especialmente nos primeiros meses de vida.

Por isso, ao seguir todas as dicas comentadas aqui, você estará mais preparada para montar um enxoval completo e acolhedor para receber seu bebê com todo o amor e cuidado que ele merece.

Quer saber mais sobre os cuidados essenciais de um recém-nascido e seu desenvolvimento? Acesse nosso blog e confira outros conteúdos ricos. 

Deixe uma resposta