Uma das preocupações de todos os pais é com o desenvolvimento do bebê. Ao acompanhar os primeiros meses de vida do seu filho, você notará como, rapidamente, ele começará a aprender e interagir com o mundo externo.
Em geral, o desenvolvimento mais intenso do bebê vai do 0 aos 24 meses, quando eles começam a se desenvolver física, neurológica e socialmente. Quer entender melhor? Continue a leitura!
Quais são as fases de desenvolvimento do bebê?
Conheça as principais fases de desenvolvimento do bebê e entenda as mudanças que você pode esperar em cada uma delas.
Primeiro mês
Logo ao nascer, o bebê não consegue controlar nem mesmo a musculatura dos olhos. A visão é o sentido menos desenvolvido, porque não foi exigida durante a sua vida no útero. Por isso, um recém-nascido tem um alcance de visão de 20 a 30 centímetros. As imagens são embaçadas e duplas, sendo todos os bebês um pouco míopes.
Você pode ajudar a desenvolver a visão do seu bebê colocando móbiles coloridos sobre o berço e atraindo o olhar da criança para os objetos coloridos e em movimento.
A audição, embora esteja totalmente desenvolvida, ainda está se acostumando aos sons externos. Por isso, os barulhos mais altos tendem a assustar o recém-nascido. Apesar disso, ele já é capaz de reconhecer a voz da mãe e, aos poucos, será capaz de reproduzir grunhidos.
No paladar, o bebê já consegue distinguir entre doce, azedo, amargo e salgado. Como o leite materno é levemente doce, eles acabam tendo predileção por esse sabor.
Segundo mês
No segundo mês, o bebê já tem um controle maior sobre a musculatura do pescoço e da cabeça, sendo capaz de virar para os lados e levantar o queixo, além de fazer movimentos voluntários.
A visão também começará a melhorar, conseguindo se fixar em objetos e acompanhar objetos e pessoas em movimento. Então, ele será capaz de reconhecer as pessoas próximas, que estão mais presentes na sua rotina.
Nesse período, também, ele já consegue sorrir. Porém, também é uma fase difícil, em que as cólicas costumam aparecer.
Terceiro mês
É comum que o bebê comece a mordiscar as mãos e outros objetos, tentando coçar os dentinhos que estão para nascer. O bebê também estará mais ciente do mundo ao redor e terá um controle melhor sobre o pescoço e a cabeça, tornando a criança mais ativa.
Como o cérebro estará funcionando de forma mais ativa, o bebê poderá dormir bastante, de 14 a 15 horas por dia, para que ele consiga processar todas as novas informações.
Quarto mês
Nessa fase, o bebê consegue sorrir com frequência, fazer barulhos e reagir melhor aos estímulos externos. O corpinho também fica ereto. A criança pode começar a sentar e fazer o movimento de pinça com as mãos.
Também tem um entendimento melhor entre dia e noite, passando mais horas acordado durante o dia e dormindo melhor à noite.
Essa é a época em que tem início a fase oral, ou seja, quando o bebê começa a levar tudo à boca para conhecer novos sabores, texturas e objetos. Também é nesse período que os primeiros dentinhos começam a sair.
Quinto e sexto mês
Ao atingir os 5 meses, o bebê já consegue ficar sentado sem apoio, pegar seus pézinhos em movimento e ter mais força na hora de segurar os objetos.
Com 6 meses, ele interage mais com os brinquedos e se mexe mais, por isso é importante redobrar a atenção e sempre deixar o bebê em cercadinhos ou locais seguros.
Nessa fase, o bebê pode começar a impor suas vontades e pode começar a “seguir” os pais pela casa.
Sétimo e oitavo meses
É nessa fase que o bebê começa a engatinhar, sustentando o corpinho nas próprias mãos e joelhos. O movimento de pinça estará bem mais desenvolvido, e a criança já consegue segurar os brinquedos e objetos por mais tempo.
Também consegue se sentar sem apoio.
Nono e décimo meses
O bebê já começa a emitir sons para expressar seus sentimentos e chamar atenção. No décimo mês, começa a tentar ficar em pé e pode iniciar a pronunciar as primeiras palavras.
Pode, também, se recusar a ir no colo de pessoas estranhas porque já sabe quem ele conhece ou não e também pode entender gestos como “não” e “tchau”.
Décimo e décimo segundo meses
Compreende pedidos simples como “dá a bola”, “vem com a mamãe” etc. e pode começar a balbuciar suas primeiras palavras. Os movimentos estão mais refinados e o bebê pode começar a imitar as pessoas próximas.
É nessa fase que a criança começa a brincar de faz de conta e já pode ficar em pé sozinho, mas ainda precisa de apoio para dar os primeiros passos.
De 12 a 14 meses
O bebê estará mais ativo, andando de um lado para o outro, e pode ser falante, mesmo que nem sempre dê para entender.
Consegue segurar a colher com mais firmeza e levá-la à boca para tentar se alimentar sozinho. Também estará mais bagunceiro. A chegada dos novos dentes pode causar irritação no bebê.
Dos 15 aos 23 meses
Os bebês já podem comer comidas sólidas e é muito importante que você comece a definir uma rotina para o seu filho, com hora para acordar, comer e dormir, além dos momentos de tomar banho e de se divertir.
A partir dos 24 meses
A partir dos 2 anos de idade, o bebê já estará bem comunicativo, brincando bastante e interagindo bem com todas as pessoas que o cercam.
Nessa fase, você pode começar a introduzir os brinquedos pedagógicos para estimular o desenvolvimento de todos os sentidos do seu filho.
Como saber se o bebê está se desenvolvendo normal?
A cada fase, existem reações esperadas do bebê. Mas lembre-se que nem todas as crianças são iguais. Algumas se desenvolvem mais rápido e outras mais lentamente, o importante é respeitar o tempo de cada uma.
Apesar disso, existem alguns “sinais” que podem indicar que algo não vai como deveria com seu filho, como:
- Não se acalma com a voz dos pais;
- Não faz contato visual;
- Não sorri;
- Não reage a barulhos;
- Não emite sons;
- Não sustenta o próprio corpo;
- Não fixa o olhar nas coisas a sua volta.
Se você notar alguns desses sinais, converse com seu pediatra que será capaz de fazer testes para descobrir se são indicativos normais ou alguma questão mais séria.
O que é o salto de desenvolvimento do bebê?
Os saltos de desenvolvimento do bebê são os momentos em que ele adquire novas habilidades. Os principais acontecem, geralmente, entre o primeiro mês até o décimo sétimo mês de vida da criança.
Nessa fase, ele começará a interagir com os objetos ao redor, sustentar seu próprio corpo, andar, falar, se comunicar e até ficar mais desobediente.
Por isso, é importante entender as novas necessidades do seu filho, buscando ajudá-lo em cada fase de desenvolvimento e criando rotinas que ajudem a criança a entender melhor como o mundo funciona.
Gostou de conhecer mais sobre as fases de desenvolvimento do bebê? Aproveite e confira nosso conteúdo sobre o papel do pai no desenvolvimento infantil!