bebê recém nascido acordado e deitado

 

Cuidar de um bebê recém-nascido é sempre um momento que gera muitas dúvidas e aflições. Afinal, como o bebê deve dormir? De quanto em quanto tempo precisa ser amamentado? Como dar o primeiro banho?

Apesar dessas dúvidas, esse também é um momento mágico, que ficará para sempre na sua memória. Veja as dicas e informações importantes que separamos!

Quais os cuidados devemos ter com um bebê recém-nascido?

Os primeiros 28 dias de vida são os mais sensíveis para o bebê, quando ele é ainda mais frágil e inspira maiores cuidados. O mais importante, contudo, é transmitir afeto e garantir que a criança se sinta protegida e amada.

Por isso, não tenha medo de pegá-lo no colo, cantar, brincar e conversar com seu filho. É por meio do contato físico e dos gestos de carinho que as conexões se fortalecem já nos primeiros momentos.

É mãe de primeira viagem? Então confira as dicas que separamos!

Amamentação

A amamentação é uma etapa super importante dos cuidados com o bebê recém-nascido, afinal é o leite materno que provê anticorpos essenciais para prevenir contra doenças, além de ser um alimento completo.

A saúde da mamãe também é beneficiada, porque a amamentação ajuda na recuperação do útero no pós-parto e reduz o risco de anemia, diabetes, câncer de mama e de ovários, além de fortalecer o vínculo com a criança.

Assim, crie o hábito de amamentar desde os primeiros dias de vida. No começo, é normal que o bebê ainda não tenha horários fixos para mamar. Por isso, ofereça o seio sempre que ele quiser. Com o tempo, criará uma rotina de horários para as mamadas.

Para facilitar o arroto, coloque o bebê na posição vertical, apoiado sobre seu ombro e dê uns “tapinhas” de leve nas costas dele. Se a criança não arrotar, coloque-a de lado, sobre o lado direito, sempre com a supervisão de um adulto.

Sono

O bebê recém-nascido não deve dormir na cama dos pais. Nas primeiras semanas, contudo, ele pode ficar no berço ou no carrinho no mesmo quarto que os pais. Assim, caso ele emita algum som de engasgo será mais fácil de ouvir.

Outro ponto importante é agasalhar a criança de acordo com a temperatura, evitando o superaquecimento.

O ideal é que o bebê durma de barriga para cima, pelo menos até o quinto mês de vida. Dentro do berço, não deixe travesseiros, cobertores, colchas, protetores de grade, bichinhos de pelúcia ou outros objetos que possam sufocar a criança.

Quando são recém-nascidos, os bebês podem dormir de 16 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas. Se possível, tente manter a temperatura do quarto em cerca de 22ºC.

Você pode ajudar seu bebê a entender a diferença entre noite e dia, mantendo a iluminação fraca durante à noite e brilhante durante o dia.

Banho

O banho é um dos cuidados com o bebê recém-nascido que mais necessita de cuidados. Antes de começar a banhá-lo, verifique se as portas e janelas estão fechadas para evitar correntes de ar. A água precisa estar entre 35 a 36ºC.

Sempre deixe tudo o que vai precisar por perto, como toalha, sabonete infantil, algodão, fralda, roupas etc. Após terminar, enxugue o bebê rapidamente, sempre secando bem as dobrinhas e o umbigo.

O ideal é que o banho não dure mais de 10 minutos para não cansar o bebê e nem deixar a água gelada. Como os recém-nascidos costumam relaxar com o banho, alguns pais preferem deixar esse momento para o fim do dia ou começo da noite.

Se o umbigo do bebê ainda não caiu, limpe com álcool a 70% e o cotonete, da base para o coto e especialmente na junção de pele da base com o coto.

Troca de fralda

A troca de fralda deve ser feita sempre que ela estiver suja ou molhada. Faça a higiene do bebê com pano ou algodão úmido, de maneira suave e simples, para evitar irritações na pele. Não é preciso usar talco depois de trocar a fralda.

Durante a troca de fralda, nunca se afaste do bebê e mantenha sempre uma mão em cima dele, para evitar quedas.

Banho de sol

Não é indicado que o bebê tome banho de sol antes do primeiro mês de vida. Para expor o recém-nascido a ambientes externos, use guarda-sóis, chapéus, roupas e procure uma sombra de proteção. 

Depois dessa idade, você já pode expor o bebê ao sol, mas com cautela, sempre antes das 10h e depois das 16h. Passe o protetor solar indicado pelo pediatra pelo menos 20 minutos antes da exposição e reaplique a cada 2 horas.

Atenção com as visitas

É normal que quando uma criança nasça, os amigos e familiares queiram visitá-los. Mas não é recomendado que o bebê recém-nascido receba visitas no primeiro mês de vida, porque ele ainda não teve tempo de adquirir anticorpos e nem tomar as vacinas.

Além disso, o excesso de movimentação e a quebra na rotina podem perturbar o bebê, deixando-o irritado e ansioso.

Alívio das cólicas

As cólicas são muito comuns nos recém-nascidos, porque o sistema gastrointestinal e o sistema nervoso central ainda estão em desenvolvimento, sem conseguir controlar direito o intestino. Como os movimentos são descoordenados, os bebês podem sentir dor. 

Depois dos 3 meses de vida, elas tendem a diminuir. Algumas dicas para aliviar as cólicas do recém-nascido são:

  • enrolar o bebê em uma manta ou cobertor;
  • pegar o bebê no colo, mantendo contato direto da barriga do bebê com a barriga da mãe;
  • flexionar as coxas do bebê sobre a barriga dele;
  • fazer massagens circulares na barriga;
  • dar um banho morno;
  • aplicar compressas mornas na barriga;
  • não deixar o bebê em um local com muito barulho ou estímulo.

O principal sinal de que o seu filho está com cólica é o choro incontrolável. Caso nenhuma dessas dicas resolvam, o ideal é consultar o pediatra. 

Cuidados com a saúde

bebe recém nascido pezinho destacado

É importante que o recém-nascido faça alguns exames que ajudam a identificar precocemente determinadas doenças, como:

  • teste do olhinho ou pesquisa do reflexo vermelho para identificar sinais de glaucoma, tumores intraoculares e catarata infantil. É feito ainda na maternidade, antes da alta;
  • teste do coraçãozinho ou oximetria de pulso que indica se o bebê tem alguma doença cardíaca grave e é realizado entre 24 a 48 horas de vida do bebê;
  • teste da orelhinha ou triagem auditiva que avalia se há perda auditiva na criança e deve ser feito ainda na maternidade ou antes dos seis meses de vida;
  • teste da linguinha para verificar se há alterações na língua e deve ser feito no primeiro mês de vida;
  • teste do pezinho, que identifica o tipo sanguíneo da criança e faz o diagnóstico precoce de inúmeras doenças. Deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida.

Não se esqueça das vacinas obrigatórias. Converse com seu pediatra sobre o esquema vacinal.

Quando um bebê deixa de ser recém-nascido?

Um bebê é considerado recém-nascido até os 28 dias de vida. Depois desse período, ele pode ser designado apenas como bebê ou lactente.

Apesar dos primeiros 28 dias serem os que exigem mais cuidados, os primeiros meses, de forma geral, exigem atenção dos pais. Até os 3 meses, por exemplo, é normal que a criança tenha mais cólicas e ainda esteja em fase de adaptação.

E, então, com essas dicas ficou mais fácil cuidar do bebê recém-nascido? Aproveite e confira nossas sugestões de presentes para bebê recém-nascido!

Deixe uma resposta