recém-nascido com roupinha branca deitado

Ser mãe ou pai de primeira viagem é algo que sempre cria apreensão. E um dos momentos de maior dúvida é em relação ao banho em recém-nascido.

Afinal, qual deve ser a temperatura da água? E os passos do banho? Precisa dar banho todos os dias?

Compartilha dessas e de muitas outras dúvidas? Então confira o conteúdo completo que montamos sobre o tema!

Quantos banhos por dia um recém-nascido pode tomar?

Um banho por dia é suficiente para o recém-nascido, exceto em situações especiais, como transpiração excessiva ou fezes em grandes quantidades.

Mas, é sempre muito importante que os responsáveis sigam todos os cuidados na hora de dar esse banho na criança. Veja os passos que montamos. 

Banho em recém-nascido: qual a sequência?

O banho do recém-nascido precisa ter alguns cuidados especiais, considerando desde a temperatura da água, até a sequência em que esse banho será realizado. Confira as principais dicas que separamos.

Banheira e água

Deixe a banheira em uma altura confortável para quem for dar banho no bebê. Se for usar uma banheira com suporte, garanta que ela está bem encaixada. Mantenha as janelas e portas do cômodo fechadas, para evitar correntes de ar.

A temperatura da água deve estar próxima ou ligeiramente mais baixa que a temperatura corporal. Portanto, entre 36 a 37,5ºC. 

Outro ponto importante é colocar, no máximo, 10 cm de água na banheira. Comece colocando a água fria e depois a quente. Se você não tiver um termômetro, use o cotovelo para conferir se a temperatura está agradável.

Itens de higiene

Quando o bebê é recém-nascido, você pode banhá-lo apenas com água. Caso queira usar sabonete, prefira as versões de pH neutro e hipoalergênicas. 

Não é preciso usar shampoo. Mas, depois do banho, é essencial aplicar um hidratante também de pH neutro e hipoalergênico, porque a pele do recém-nascido costuma ser mais seca.

A aplicação deve ser feita após o banho e por partes, para que o bebê não passe frio.

Passo a Passo

A melhor forma de segurar o bebê para ele não escorregar é passando o braço esquerdo pelas costas da criança e prendendo a mão embaixo do bracinho esquerdo, apoiando a cabeça do bebê no seu antebraço. 

Deixe as nádegas e as coxas da criança apoiadas na sua mão direita e vá colocando o recém-nascido na água aos poucos. Somente solte quando ele estiver se sentindo seguro.

Comece enxaguando a parte da frente do bebê. Use a mão direita e deixe as costas dele apoiadas no seu braço esquerdo. Lave o rosto da criança, umedecendo o muco que pode estar presente nas narinas ou olhos antes de lavar.

Depois, lave o restante do corpinho, deixando os cabelos por último. Lave a região genital com bastante cuidado, prestando atenção nas dobrinhas.

Quando terminar de dar banho na parte da frente, é hora de virar o bebê. Use a mão direita para girar a criança. Deixe o peito e o rosto do bebê apoiados no seu braço esquerdo, prendendo a mão esquerda embaixo do bracinho do neném. Então, enxágue.

Faça esses processos sem demorar muito. O ideal é que o banho no recém-nascido não dure mais do que 5 minutos.

Atenção: não é indicado esfregar a pele do bebê, basta espalhar o sabonete com as mãos que a criança ficará limpinha.

Seque a criança

Quando terminar o banho, retire o bebê da banheira e coloque-o deitado sobre uma toalha seca, envolvendo o bebê. Use a toalha para secar todas as partes da criança, sem se esquecer das dobrinhas, das mãos e dos pés.

Seque com cuidado a região íntima, para evitar assaduras. Com o bebê seco, aplique o hidratante por partes, coloque uma fralda limpa e vista a roupa.

Você pode começar a aplicar o hidratante pelo peito e braços, então, vista a parte de cima da roupa. Depois, aplique nas perninhas e vista a parte inferior da roupa.

Por fim, penteie os cabelos, verifique se é preciso cortar as unhas e calce as meias e o sapato, se for o caso.

Principais dúvidas sobre banho em recém-nascido

Ainda tem dúvidas sobre como dar banho em recém-nascido? Confira as perguntas mais comuns sobre o tema!

Qual o tempo médio do banho do recém-nascido?

O banho do recém-nascido é rápido, devendo durar entre 3 a 5 minutos nos primeiros dias. Pouco a pouco vá alargando mais esse tempo, seguindo a vontade do bebê, até, no máximo, 15 a 20 minutos.

Pode molhar o umbigo do recém-nascido no banho?

Durante o banho, é natural que o umbigo do recém-nascido seja molhado. Por isso, é fundamental secar muito bem a região depois do banho, para que haja a cicatrização adequada. Na hora de limpar, levante o coto umbilical e limpe toda a região em volta do umbigo.

Precisa dar banho no recém-nascido todos os dias?

O ideal é que o recém-nascido tome banho todos os dias, para retirar o excesso de suor, fezes ou xixi que podem ter vazado da fralda, por exemplo.

Nos dias mais frios, contudo, você pode fazer um “banho seco”, higienizando o recém-nascido com algodão umedecido. As crianças que já engatinham, no entanto, precisam tomar banho diariamente.

Pode dar banho em recém-nascidos à noite?

Sim, você pode dar banho no recém-nascido à noite. Inclusive, muitos bebês relaxam no banho e conseguem dormir melhor depois dele. Por isso, é possível banhar a criança neste período. Só evite caso esteja muito frio.

Pode dar banho no bebê assim que ele nasce?

O primeiro banho do bebê deve ser realizado 24 horas após o parto. Se isso não for possível, ele deve ser feito, no mínimo, 6 horas depois do nascimento.

Dessa forma, garante-se a correta absorção do vérnix, uma camada branca de gordura que recobre a pele dos recém-nascidos e que ajuda na regulação térmica da criança e protege contra bactérias. Ela é absorvida naturalmente nas primeiras horas de vida, por isso, não deve ser retirada.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil dar banho em recém-nascido? Aproveite e confira o conteúdo completo que montamos sobre o puerpério!

Deixe uma resposta