Manter uma alimentação balanceada é um cuidado importante para todas as pessoas, e para os bebês isso não poderia ser diferente. Por isso, saber como armazenar leite materno será um passo importante para garantir sua saúde. 

O leite da mãe tem um papel crucial para a boa evolução da criança, concentrando os principais nutrientes que ela precisa para o seu desenvolvimento. 

Nesse sentido, além de ser um trabalho que ajuda a mãe a retomar seus afazeres, conhecer a forma correta de como armazenar leite materno irá ajudar a manter a amamentação do bebê de forma que o alimento continue proporcionando todos os seus benefícios enquanto a mãe recupera sua rotina. 

Quer aprender a como fazer isso da forma correta? Nesse artigo traremos dicas importantes sobre o assunto e ainda o passo a passo dessa tarefa. 

Siga essa leitura até o final. 

Até que idade a criança deve tomar o leite materno?

O leite materno é o primeiro alimento que a criança consome e está presente em sua alimentação desde o seu primeiro dia de vida através da amamentação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que este seja o único alimento consumido pelo bebê até os seus seis meses e como complemento da alimentação até, no mínimo, aos dois anos. 

O leite da mãe possui todos os nutrientes necessários, na medida certa para o desenvolvimento do recém-nascido, como:

  • Proteínas
  • Gorduras
  • Carboidratos
  • Cálcio
  • Zinco
  • Fósforo
  • Magnésio

Além de proporcionar a nutrição, ele também será responsável por prevenir inúmeras doenças e reforçar o sistema imunológico da criança com base nos anticorpos produzidos pela mãe.

Qual a forma correta de armazenar o leite materno?

Como dissemos, saber como armazenar leite materno será uma tarefa importante para facilitar a rotina, principalmente pras mamães que vão retomar seus afazeres e trabalhos, e gostariam de continuar amamentando, e também para aquelas que precisam sair de casa por um período e deixarão os cuidados do bebê nas mãos de outra pessoa. 

Para que o leite materno seja retirado com a garantia de saúde da mãe e do bebê, será fundamental seguir alguns passos importantes. Confira abaixo. 

Prepare um recipiente

Antes de começar, é preciso deixar um recipiente preparado para receber o leite coletado.

A embalagem utilizada precisa ser própria para isso, portanto, devem ser em plástico resistente e garantir a total vedação, podendo ser encontradas em farmácias. Já para a higienização dos recipientes, utilize apenas detergente neutro e uma esponja macia, além de serem esterilizadas com álcool 70.

Cuidado com sua higiene pessoal

Além dos cuidados com o armazenamento, é preciso ter cuidados com a sua higiene no momento da coleta, para garantir a pureza do líquido. 

Para isso, realize a lavagem das mamas apenas com água corrente e a lavagem das mãos com sabonete neutro. Também é recomendado que a mãe prenda os cabelos com uma touca e proteja a região do nariz e boca com uma máscara.

Encontre uma posição confortável

A mamãe deve ficar em uma posição relaxada em uma cadeira, para se sentir segura e sem dores que atrapalhem a hora de tirar o leite materno.

Realize a ordenha mamária 

Com as pontas dos dedos, massageie as mamas com movimentos circulares no sentido da aréola para o corpo. Em seguida, coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola, e os indicadores e médios abaixo dela. 

Firme os dedos, empurre para trás em direção ao corpo e aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite, porém faça o descarte dos primeiros jatos. 

Colha o leite no frasco, o colocando debaixo da aréola e, após terminar a coleta, feche-o bem.

Como armazenar leite materno congelado 

Uma vez coletado e armazenado em um recipiente, é preciso guardar o leite de forma que sua qualidade e validade permaneçam, por isso será importante mantê-lo congelado. 

Antes disso, garanta que o recipiente tenha ao menos dois dedos de folga entre o líquido e a tampa. Esse espaço é necessário pois, após congelado, o leite irá se expandir, evitando que o mesmo estoure.

Para congelar, basta vedar bem o recipiente, etiquetar e informar a data da coleta, e colocá-lo dentro do congelador com temperatura igual ou superior a -10 °C.

Quanto tempo o leite materno fica dentro da geladeira?

Agora que você já sabe como armazenar leite materno, ainda é importante saber algumas informações sobre seu tempo de validade e maneira correta de descongelá-lo para o consumo do bebê. 

Para um melhor aproveitamento, o leite materno possui um tempo específico de armazenamento. Nesse sentido, é preciso estar atento à sua validade pois , dependendo de como e onde for armazenado, ele poderá perder suas qualidades nutritivas e se tornar perigoso para o bebê.

Validade de armazenamento no recipiente

Quando armazenado no recipiente de alimentação do bebê, geralmente uma mamadeira, em temperatura ambiente, o leite materno poderá ser armazenado por no máximo 2 horas. Sendo um tempo seguro para evitar que micróbios tomem conta do alimento e prejudiquem a saúde da criança.

Validade de armazenamento na geladeira 

na geladeira, o leite materno poderá ser armazenado apenas por 12 horas, para evitar contaminações. Por isso, se você pretende usar esse conteúdo após esse período, prefira congelá-lo em um recipiente próprio. 

Validade de armazenamento no freezer ou congelador 

A possibilidade de congelar o leite materno é, com certeza, uma ótima forma de garantir mais praticidade para as mamães e bebês.

Afinal, seguindo as recomendações corretas, como as citadas acima, é possível manter o leite congelado por até 15 dias. Mas lembre-se sempre de etiquetar as embalagens para controlar melhor o tempo de validade do leite, utilizando primeiro os leites guardados há mais tempo e evitando desperdícios. 

Como utilizar o leite armazenado?

Congelado ou não, o leite materno precisa ser manuseado com muito cuidado, para não sofrer com contaminações ou deixar que o mesmo perca suas propriedades. 

Para realizar o descongelamento do leite para a alimentação da criança, o Ministério da Saúde não recomenda o uso do microondas, por isso realize o seguinte passo a passo:

1- Para não sofrer com mudanças bruscas de temperatura, retire o alimento do freezer e leve-o para a geladeira para descongelar;

2- Utilize o banho-maria para aquecê-lo. Para isso, coloque um recipiente com água para ferver e, só depois de fervida, desligue o fogo e coloque o recipiente com o leite na água quente para esquentá-lo. 

3- Faça o teste de temperatura colocando uma gota de leite no dorso de sua mão. Para saber se a temperatura está adequada, o mesmo precisa apenas aquecer a mão, mas não queimá-la. 

Conclusão

Saber como armazenar leite materno de forma correta não apenas facilita a rotina da mãe, mas também garante a saúde e o desenvolvimento adequado do bebê através de todos os seus benefícios. 

Por isso, seguir os passos adequados para a extração, armazenamento e descongelamento do leite será essencial para preservar suas propriedades nutritivas e proteger a saúde da criança.

Essas práticas ajudam a manter a amamentação mesmo quando a mãe retoma suas atividades cotidianas, proporcionando os benefícios do leite materno ao longo do tempo, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Quer saber mais sobre os cuidados necessários para se ter com o recém-nascido durante todo o seu desenvolvimento? Acesse nosso site e confira outros conteúdos disponíveis em nosso blog. 

Deixe uma resposta