mulher vestindo uma mascara de dormir em seus olhos vista superio

O sono na gravidez pode ser um dos primeiros sintomas a indicar a gestação e também um dos mais difíceis de lidar, especialmente para as grávidas com uma rotina agitada.

A sonolência, certamente, é um dos sintomas mais comuns. Porém, algumas grávidas também podem ter outros distúrbios do sono, como má qualidade e sono não reparador.

Entenda melhor esses pontos!

Qual fase da gravidez dá mais sono?

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres.

Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

Já no terceiro trimestre, a mulher estará carregando um bebê maior, que consome mais energia e, com isso, o sono se torna mais intenso novamente a partir da 28ª semana.

E o segundo trimestre?

O segundo trimestre compreende entre a 13ª e a 24ª semanas da gestação. Nessa fase, o sono começa a diminuir, bem como os enjoos.

Isso porque o corpo passa a se acostumar com os níveis de progesterona e as alterações físicas normais da gravidez.

Apesar disso, é importante tentar ter uma rotina tranquila, para garantir um descanso suficiente.

Um problema comum relatado por muitas grávidas nessa época é a ocorrência de câimbras e até congestão nasal durante o sono. 

Até quando vai o sono na gravidez?

O sono da grávida vai até o final da gravidez. Ele melhora no segundo trimestre e volta a ficar mais intenso a partir da 25ª ou 28ª semana.

Nesse período, também, as mulheres podem relatar dificuldades para dormir, apesar do cansaço, devido ao aumento da barriga e o incômodo na hora de encontrar uma posição para deitar à noite.

Muitas mamães podem sentir azia, dor nas costas e até falta de ar durante o sono, além de ter o descanso interrompido para ir ao banheiro. Isso se deve ao fato do bebê estar maior e acabar comprimindo a bexiga.

Quais os motivos do sono na gravidez?

Os motivos para o sono na gravidez variam de acordo com cada período – e, apesar de incômodo para as mulheres muito ativas, ele é extremamente importante.

Sono do início da gravidez

O sono do primeiro trimestre é o mais intenso. Nessa fase, o corpo da mulher está passando por importantes alterações, como pico de progesterona e crescimento da placenta. Algumas gestantes, ainda, podem ter queda de pressão, aumentando a sensação de fadiga.

Com o aumento da progesterona, há um estímulo no consumo de oxigênio em cerca de 20%, com desvio do fluxo sanguíneo para o abdômen. Esses mecanismos são muito importantes para que o feto se desenvolva de maneira saudável. Porém, acabam trazendo como consequência a sonolência para a mamãe.

Vale lembrar que os níveis de progesterona sobem em até 500% nessa fase. Para a formação da placenta e a nutrição do bebê, o corpo da mulher terá que demandar muita energia, gerando ainda mais cansaço.

No início da gravidez, também, há o aumento e a aceleração da circulação sanguínea no corpo da gestante, o que faz com que o coração trabalhe mais, baixando a pressão arterial.

Sono do fim da gravidez

No fim da gravidez, o motivo da sonolência é o aumento do bebê. Conforme ele vai ganhando peso, acaba consumindo mais energia. Afinal, estima-se que uma grávida carregue entre 10 a 12 kg a mais durante o terceiro trimestre, o que intensifica o consumo de energia. 

O excesso de peso de bebê também acaba comprimindo os órgãos internos, prejudicando o sono da gestante. Por exemplo, causando falta de ar e fazendo com que a mulher tenha que levantar mais vezes para fazer xixi à noite.

Quantas horas de sono uma grávida deve ter?

O ideal é que a gestante tenha de 10 a 12 horas de sono por dia, em todas as fases da gravidez, especialmente no início e no final.

Então, tente dormir mais cedo e manter uma rotina menos cansativa. Se você não conseguir dormir 10 horas ou mais por noite, pode dormir, pelo menos, 8 horas e programar algumas sonecas ao longo do dia.

Algumas dicas ajudam a dormir melhor, como: evitar aparelhos eletrônicos 1 hora antes de dormir, evitar alimentos pesados no jantar e não tomar muitos líquidos antes de se deitar (especialmente no fim da gravidez).

Quais as dicas para dormir melhor durante a gravidez?

Apesar da sonolência, você anda sofrendo para ter uma boa noite de sono durante a gravidez? Separamos algumas dicas que podem ajudar:

  • Tome um banho com água morna antes de ir se deitar;
  • Faça refeições leves à noite para evitar enjoos e azias;
  • Pratique exercícios leves durante o dia, caso estejam liberados pelo seu médico, para aliviar as câimbras e melhorar a circulação;
  • Coloque um travesseiro mais alto na cabeça e outro no meio das pernas para acomodar melhor a lombar;
  • Prefira dormir deitada do lado esquerdo, porque alivia a azia e melhora a oxigenação, devido ao posicionamento do bebê e dos órgãos;
  • Tente criar uma rotina, indo dormir e acordando sempre no mesmo horário;
  • Tente ter pensamentos relaxantes antes de dormir;
  • Evite consumir cafeína e chocolate no final da tarde ou à noite;
  • Não exagere em alimentos apimentados, frituras e refeições pesadas.

Gostou de saber mais sobre o sono na gravidez? Aproveite e confira as nossas dicas sobre alimentação e veja o que a grávida pode e não pode comer!

Deixe uma resposta