Mãos de uma mulher adulta segurando os pés de um bebê recém nascido

 

Além das mudanças físicas, como a regressão do tamanho do útero, a mulher também passa por importantes mudanças nas taxas hormonais, com a queda brusca dos níveis de progesterona e estrogênio, responsáveis por desencadear quadros de baby blues (choro fácil, alterações de irritabilidade) e até de depressão pós-parto.

 

O que é puerpério?

O puerpério é o período que ocorre após o nascimento do bebê, quando o corpo da mulher começa a voltar para as condições que tinha antes da gestação.

Ele tem início com a saída da placenta e termina quando a mulher tem a primeira ovulação, seguida da primeira menstruação pós-gravidez.

As mulheres que passaram por um parto natural, podem se levantar e caminhar um pouco pelo quarto, logo nas primeiras horas após o parto, para evitar trombose e melhorar seu bem-estar.

Já as mulheres que passaram por uma cesárea ou parto normal com pontos na vagina devem limitar seus esforços, porém é preciso fazer uma pequena movimentação para reduzir o risco de trombose.

Como o útero está retornando ao tamanho normal, até 10 dias depois do parto, é comum sentir cólicas que podem aumentar durante a amamentação. Além disso, você pode experimentar um pequeno sangramento, que vai reduzindo e clareando gradativamente ao longo dos dias.

Também é comum sentir-se frágil e insegura, por isso o apoio do parceiro e da família é tão importante.

 

Quais as fases do puerpério?

O puerpério pode ser dividido em 3 fases: imediato, tardio e remoto. Confira em detalhes.

Imediato

O puerpério imediato é que compreende do primeiro dia até o décimo dia pós-parto. Ele tem início assim que ocorre a expulsão da placenta. Na primeira hora após o parto, o útero continua se contraindo e os sinais vitais se estabilizam.

O puerpério é uma fase que pede bastante atenção, já que as taxas hormonais do pós-parto começam a sofrer uma queda considerável, o que pode trazer diversas transformações físicas, mas principalmente emocionais.

Por isso, para muitas mulheres, essa fase costuma ser mais complicada que a própria gravidez, já que, além das oscilações emocionais, ainda é preciso dar conta das demandas do recém-nascido e todas as mudanças dessa nova fase da vida.

Quer entender melhor sobre esse período pós-parto? Confira as informações que separamos!

Puerpério tardio

Essa fase ocorre do 11º ao 42º dia do pós-parto.  Nesse período, o corpo da mulher ainda está sofrendo alterações e, por isso, precisa de cuidados.

A principal alteração é a regressão do tamanho do útero. Ao final da gestação, ele media em torno de 32 cm, e agora passa a regredir para 7 cm e o peso passa de 1,5kg para 60 gramas.

O endométrio deverá cicatrizar de forma natural e recobrar sua espessura ao longo das semanas.

Entre os dias 30 e 42, pode ocorrer da mulher ovular. Caso não haja fecundação, ou seja, a mulher não fique grávida novamente, deverá ocorrer a menstruação. 

Ao fim dessa fase, você poderá voltar a ter relações sexuais, caso deseje.

Puerpério remoto

Essa fase tem início a partir do 43º dia do pós-parto. A sua duração é imprecisa, pois se estende até a completa recuperação das alterações ocorridas durante a gestação e o retorno dos ciclos menstruais e ovulatórios normais.

Justamente por isso, também é uma fase que a mulher pode começar a pensar em um método anticoncepcional.

 

Quanto tempo dura ?

O período de duração do puerpério é variável de mulher para mulher. Ele pode durar de 45 até 60 dias após o parto

Um dos fatores que está diretamente relacionado a essa alteração de tempo é a amamentação, já que ela costuma bloquear a ovulação.

Em geral, dentro de 60 dias no máximo, todos os órgãos (exceto as mamas) já devem ter retornado às condições prévias, ou seja, antes da gravidez, independentemente da amamentação.

 

Quais os sintomas do puerpério?

São vários os sintomas do puerpério que podem variar dependendo do período em que a mulher se encontra. Os mais comuns são:

  • Cólicas, sendo mais comum ao amamentar. Elas estão relacionadas às contrações que o útero faz para voltar ao tamanho normal e que são estimuladas pelo processo de amamentação;
  • Sangramentos, sendo comum um sangramento parecido com a menstruação, chamado de lóquios, sendo mais intenso nos primeiros dias e que vai desaparecendo aos poucos;
  • Desconfortos nas partes íntimas, mais comum nas mulheres que tiveram parto normal com episiotomia, fechada com pontos. Todas as mulheres que tiveram parto normal podem sentir a vagina mais inchada nos primeiros dias após o parto;
  • Barriga inchada, já que o útero ainda não retornou ao seu tamanho normal. Algumas mulheres ainda podem sofrer com a diástase, que é o afastamento dos músculos da parede abdominal;
  • Seios mais endurecidos, porque estão cheios de leite. Para aliviar o desconforto, use uma compressa morna e amamente a cada 3 horas;
  • Maior vontade de urinar, podendo rolar incontinência urinária, às vezes, especialmente para mulheres que passaram pelo parto normal;
  • Retorno da menstruação, sendo que o período dependerá se a mulher amamenta ou não. Se ela amamenta exclusivamente, a menstruação deverá retornar em aproximadamente seis meses, caso contrário, retornará em torno de 1 a 2 meses.

Aspectos emocionais

Além dos sintomas físicos, é normal que a mulher experiencie alguns sintomas emocionais durante o puerpério. São vários os motivos para isso, como as alterações hormonais, as demandas do bebê, a privação de sono, as pressões sociais e todas as mudanças trazidas com o pós-parto.

O baby blues é um dos distúrbios mais comuns. Essa fase é marcada por:

  • Instabilidade emocional;
  • Tristeza;
  • Euforia;
  • Irritabilidade;
  • Choro fácil;
  • Senso exagerado de empatia;
  • Sensação de estranheza;
  • Ansiedade;
  • Entre outros.

Esses sintomas podem iniciar já na primeira semana pós-parto e têm pico entre o quarto e o quinto dia, com duração de até 2 semanas.

Nesse momento, o cuidado familiar é muito importante, ajudando a mulher a entender que esse é um processo normal e causado pelas alterações hormonais.

Caso esses sintomas não passem e ainda se agravam, a mulher pode estar enfrentando uma depressão pós-parto, com tristeza constante, apatia, sensação de desprazer e dificuldade com o vínculo entre mãe e filho.

Agora você já sabe tudo sobre puerpério? Aproveite e veja nosso conteúdo sobre consulta com pediatra e várias dicas para se preparar para este momento especial.

 

Deixe uma resposta