A mão de um recém nascido com um adulto

 

A consulta com pediatra é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes para a boa saúde de nossas crianças. 

As dúvidas a respeito da saúde ou criação da criança e também sobre as consultas ao pediatra são comuns. Por isso, nesse artigo iremos responder algumas questões e mostrar como preparar seu pequenino para uma consulta.

Continue a leitura!

 

O que faz um pediatra?

Um pediatra é um médico especializado na saúde infantil, que realiza tratamentos desde recém nascidos até adolescentes. 

Esse profissional irá cuidar de todos os processos relacionados à saúde da criança, tanto para diagnóstico quanto para condutas, sempre buscando a melhor forma para tratar seu bebê.  

Desta forma, esse médico poderá acompanhar desde pequeno o desenvolvimento da criança, o que certamente irá criar vínculos com ele e sua família. Essa é uma das melhores partes de um trabalho de um pediatra: os atendimentos cheios de carinho e alegria. 

 

Quando deverá ser a primeira consulta com pediatra?

O que muitas pessoas não sabem é que a primeira visita ao pediatra deve acontecer ainda durante a gestação. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) essa consulta deverá acontecer no 3º trimestre da gestação. 

Realizar a primeira consulta ainda no pré-natal será importante para esclarecer todas as dúvidas dos pais, como o tipo de parto mais adequado para a gestante, o aleitamento materno, a segurança do bebê e diversas outras recomendações essenciais. 

Mas caso você escolha não realizar esse tipo de acompanhamento durante a gestação, a primeira consulta com o pediatra do bebê deverá ocorrer entre 7 e 10 dias de vida. 

 

O que acontece na primeira consulta com o pediatra?

Na primeira visita do recém nascido, o médico fará uma avaliação geral do estado clínico do bebê, como:

  • conferindo sua coloração;
  • tônus muscular;
  • intensidade do choro;
  • pulmões;
  • coração;
  • abdome;
  • umbigo;
  • órgãos genitais;
  • boca, ouvidos;
  • olhos;
  • movimento das pernas;
  • braços e quadris;
  • peso;
  • altura;
  • e avaliar a parte neurológica.

 

É importante que mais de um responsável pela criança compareça à consulta, pois o médico fará questionamentos sobre a ingestão do leite, a adaptação da criança à mãe, o sono, etc. 

Após toda essa análise, haverá uma conversa importante com os pais sobre os resultados e os possíveis diagnósticos. 

 

Se prepare para a consulta

Chegar para a consulta preparada pode facilitar muito todo o processo. Por isso, anotar as situações do dia a dia, marcando também todas as dúvidas e constatações que precisem de alguma explicação profissional. 

Outra dica importante é ficar de olho nas reações do bebê em seus primeiros dias de vida, em relação a amamentação, alergias e tosses. Será preciso um olhar analítico para conseguir esclarecer as situações com o profissional. 

 

Quais assuntos são importantes abordar?

Por ser um momento importante, cheio de ansiedade e nervosismo, muitas vezes as mamães acabam ficando na dúvida sobre o que perguntar ou fazer e acabam perdendo a oportunidade de falar sobre assuntos muito importantes. 

Por isso, trouxemos alguns assuntos que podem ser interessantes para conversar durante a consulta com pediatra. 

De quais vacinas o bebê precisa e para que servem?

As vacinas são uma dúvida constante entre as mães. 

A primeira coisa a se saber é de que as crianças brasileiras costumam tomar imunizantes logo após o parto, por decreto do ministério da saúde. 

Mas, existem outras vacinas que são aplicadas, ao longo dos meses e anos, que fazem parte do calendário nacional de imunização, que poderão ser esclarecidas pelos médicos. 

Como é o processo de queda do umbigo? O que fazer?

A queda do umbigo é um processo natural que, geralmente, acontece entre o 7º ou 15º dia de vida do bebê.

Ou seja, no mesmo período em que deve ocorrer sua primeira visita ao pediatra. Então, aproveite a oportunidade para tirar suas dúvidas, pois esse assunto será muito importante. 

Qual a temperatura ideal para o banho?

Existem algumas “estratégias de avó” para medir a temperatura da água para o banho, como, por exemplo, verificar se a temperatura está agradável colocando a parte interna do cotovelo na água. 

Mas independente da técnica escolhida, será importante consultar o médico e ouvir suas sugestões.

Qual é o peso adequado? 

Outra preocupação que está sempre acompanhando as mamães está relacionada ao peso do bebê, afinal a saúde sempre será prioridade. 

Por isso, esse é um questionamento necessário durante a avaliação da criança. 

Quando os dentes começam a crescer?

Ver os dentinhos crescerem é uma das maiores expectativas de toda mamãe. 

Geralmente os primeiros dentinhos surgem com 6 meses, mas em outros casos podem levar até 1 ano, dependendo de bebê para bebê. 

Além dessas, existem muitas outras dúvidas que podem surgir ao longo do desenvolvimento da criança.

Por isso, manter uma rotina constante de visitas ao pediatra será importante para tirar todas as dúvidas e manter o desenvolvimento saudável e cheio de amor. 

 

Gostou desse conteúdo? 

Confira outros artigos disponíveis em nosso site e aproveite todas nossas dicas e ensinamentos. 

Deixe uma resposta