um bebê recém-nascido dormindo

O banho de sol é importante para que o recém-nascido ative a vitamina D, essencial na fixação do cálcio e melhorando a saúde óssea do bebê.

Além disso, o sol traz inúmeros benefícios emocionais e físicos à criança. Mas é essencial que você tome cuidado na hora de fazer esse banho de sol, evitando expor seu filho nas horas mais quentes do dia.

Confira as dicas que separamos. 

É necessário dar banho de sol no recém-nascido?

Sim, o banho de sol é necessário para todos os recém-nascidos porque traz uma série de vantagens.

Ao ficar exposto à luz solar, por exemplo, ocorre a ativação da vitamina D recebida no leite materno. Essencial para a saúde dos ossos, músculos e vários outros órgãos.

Além disso, há outros benefícios que o banho de sol no bebê é capaz de trazer, como:

  • reduz as chances de desenvolvimento de depressão;
  • melhora a absorção de cálcio e fósforo;
  • auxilia o crescimento saudável de dentes e ossos;
  • reduz a bilirrubina (responsável pela icterícia);
  • aumenta a imunidade da criança;
  • melhora o desenvolvimento cognitivo;
  • aumenta a produção da renina, que previne o diabetes;
  • reduz as chances de doenças cardiovasculares.

O que acontece se o bebê não tomar sol?

Já deu para notar que o banho de sol em recém-nascidos é muito importante, não é mesmo? Por isso, quando ele não é feito, a criança pode sofrer, especialmente, com baixa Vitamina D.

São muitos os problemas de saúde que a falta dessa vitamina pode ocasionar. Nos bebês, o mau desenvolvimento ósseo é um dos principais, causando raquitismo, doença que se caracteriza pelo defeito da mineralização das cartilagens.

Como deve ser feito o banho de sol em recém-nascidos?

O bebê pode tomar banho de sol a partir do primeiro dia de vida (exceto caso o médico oriente ao contrário). Porém, nos recém-nascidos, a dica é que a luz solar seja refletida de forma indireta na criança.

Assim, você pode deixá-lo tomar sol protegido com chapéu, roupas ou através da sombra do carrinho.

Outra dica importante é em relação ao tempo. O máximo de exposição é de 10 minutos no corpo todo ou 30 minutos para pernas e braços.

E, claro, evite os horários mais quentes do dia. Prefira expor o bebê entre às 07h às 10h ou após às 16h.

Para as crianças com mais de seis meses de idade, já é possível usar filtro solar para bebês.

Com a onda de calor que muitos estados estão sofrendo, o importante é a mãe ter bom-senso. Se está muito quente, pode deixar o banho de sol para outro momento. E sempre usar iluminação indireta, protegendo seu filho com sombrinhas, bonés e outros itens.

Só dê banho de sol no seu filho nos dias de temperatura mais amena.

Quanto tempo dar de banho de sol?

O banho de sol em recém-nascidos é rápido, de 10 a 15 minutos, no máximo. Ele pode ser realizado de 2 a 3 vezes na semana, de preferência nos dias e horários mais frescos.

Conforme o bebê vai ficando mais velho, o tempo pode ir aumentando, desde que, claro, o calor não esteja excessivo.

Após os seis meses de idade, o banho de sol já pode ser feito de forma direta, mas precisa ser controlado.

Atenção com o calor, que é bastante irritante para os recém-nascidos que ainda não controlam bem a temperatura corporal. Use roupas de acordo com a temperatura.

Quais os cuidados com o bebê na onda de calor?

A onda de calor que está afligindo vários estados do país, deixam as mães em alerta. E é importante dobrar os cuidados, já que os recém-nascidos ainda não controlam muito bem a temperatura corporal.

A primeira dica é, nos dias de calor intenso, suspender o banho de sol. Além disso, outras orientações importantes são:

  • Até os 6 meses, a amamentação deve ser a fonte exclusiva de alimentação, então você não precisará dar nada extra ao bebê, como água. O que você pode fazer é oferecer mais vezes o peito, garantindo a hidratação correta da criança;
  • Acima dos 6 meses, capriche nos líquidos (principalmente água). Ofereça refeições mais leves, com legumes, verduras e frutas e dê preferência às carnes brancas;
  • Antes dos 6 meses, o uso de filtro solar não é recomendado. Use outros métodos de barreira como roupas com fator de proteção ultravioleta quando não conseguir evitar expor seu filho ao sol;
  • A partir dos 6 meses, use filtro solar para bebês com fator de proteção mínimo de 30;
  • Evite hiper agasalhar o bebê. Prefira roupas leves, de algodão ou tecidos naturais;
  • Se você pegar seu filho e ele estiver com o corpinho ou a cabeça molhados é porque está suando e com calor, dê um banho e deixe-o com menos roupas (só um body, por exemplo);
  • Coloque o bebê em um local com boa ventilação natural ou use o ar-condicionado (entre 22ºC a 24ºC), sem deixar o vento direto no bebê.

Viu só, como o banho de sol em recém-nascidos é importante? Só tome os cuidados certos para garantir que seu filho esteja bem protegido e tenha atenção redobrada nos dias de muito calor. 

Aproveite e confira nosso conteúdo completo sobre o sono do bebê, tirando todas as suas dúvidas sobre o tema!

Deixe uma resposta