O batismo é um dos rituais mais importantes para todo cristão e, na igreja católica, essa consagração é realizada, na maior parte das vezes, em recém-nascidos, o que trás à tona muitos assuntos a serem resolvidos pelas mamães, como a roupa para batizado do bebê

Se você é uma mãe de primeira viagem e está pensando em guiar o seu filho pelas práticas do catolicismo, então é importante já começar a planejar o seu batizado. 

Nesse sentido, nesse conteúdo iremos falar um pouco mais sobre os significados das roupas para batizado e como escolher a melhor para uma ocasião como essa. Confira o conteúdo a seguir. 

O que significa o batismo?

O batizado é um ritual de purificação e consagração praticado por diferentes religiões. Considerado na Igreja Católica como o primeiro sacramento, sendo a porta de entrada para a Igreja e toda a vida sacramental baseada no Espírito Santo, nas Igrejas Evangélicas, o batismo ocorre em pessoas mais velhas, sendo necessário desistir de seus maus hábitos, dando início à uma nova vida com Jesus. 

A palavra batismo vem do grego “baptisma” e significa imersão, banho e mergulho. Por isso, trata-se de uma purificação feita com água que lava o pecado original, ou seja, a imersão na água simboliza a morte de Jesus, enquanto emergir dela representa a Ressurreição

Qual o simbolismo da roupa para batizado?

Assim como todo ritual, o batismo envolve muitos elementos materiais, símbolos e sinais que dão vida à essa celebração, como:

  • A água de imersão: reconhecida como o símbolo da vida, a água, como já comentamos, tem a função de purificar o batizando, eliminando do corpo e da alma todo o sinal de pecado. 
  • O óleo dos catecúmenos: com este, o sacerdote traça uma cruz no peito, simbolizando a força na luta contra as tentações, como uma espécie de escudo contra o pecado.
  • A luz da vela: a vela que é entregue aos pais ou ao padrinho simboliza Cristo, a luz do mundo, na esperança de que Ele ilumine a criança e permita àqueles que a amam o acompanhem na fé. 
  • A veste branca: a veste branca representa a pureza da alma tornada após o batismo, a mudança profunda e a renovação interior que o sacramento trouxe àquele que o recebeu.

Antigamente, as pessoas utilizavam uma roupa nova e branca antes de se unirem aos fiéis na Igreja com o batismo. Por este motivo, quando falamos em roupa para batizado, as mais comuns são aquelas com cores mais claras e neutras, principalmente o branco.

O branco é uma cor geralmente relacionada à paz e pureza da alma e a inocência da criança que está sendo batizada naquele momento, representando um novo começo na vida espiritual ao lado de Deus. 

Mas, além de celebrar um momento tão especial na vida do seu bebê com as tradições e simbolismos relacionados ao evento, a escolha da roupa adequada é crucial, devendo oferecer conforto, elegância e qualidade.

Roupa para Batizado de Meninos e Meninas

Com a grande importância dessa ocasião, a roupa para batizado deve ser pensada com muito cuidado e carinho, tanto para o bebê quanto para as vestes de toda a família presente neste ritual. 

Além do grande significado por trás de suas escolhas, também é essencial pensar no conforto do bebê, principalmente se o batismo vier seguido por uma celebração com a família, onde a criança passará um longo tempo com a vestimenta.

Atualmente, são muitos os tipos e modelos de roupa para batizado de meninas e meninos presentes no mercado. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre elas antes de decidir qual será a sua escolha final?

Vestidos 

Seja em linho, tricô ou renda, os vestidos são uma ótima escolha para garantir mais elegância para o momento, podendo conter babados, lacinhos, pérolas, entre outros elementos, desde que não comprometa o conforto e praticidade da peça. 

Além disso, para definir as características complementares como manga longa ou curta, meia calça e luvas, leve em consideração a estação do ano e a temperatura média do local. 

Macacões

Os macacões são peças bastante práticas e versáteis, sendo uma opção possível tanto para meninas quanto para meninos, tudo só irá depender do modelo, características e acessórios escolhidos por você. 

Esse tipo de peça também pode ser encontrado em diferentes tipos de tecidos e formatos e, para escolher o melhor, leve em consideração o clima da cidade. 

Jardineiras 

A jardineira é uma ótima opção de roupa para batizado de meninos, mas não quer dizer que também não possa ser utilizada para meninas. 

Geralmente confeccionados em linho e feito especialmente para esse tipo de celebração, essa é uma peça de roupa confortável, prática e flexível, tudo o que seu bebê precisa para aproveitar a ocasião sem perder o estilo.

Como encontrar roupa de batizado?

Encontrar a roupa para batizado ideal para o seu pequeno pode ser uma tarefa que necessita de muita atenção. Mas, agora que você já sabe mais sobre alguns pontos importantes desse assunto, como o significado das cores utilizadas e ainda os modelos mais comuns, essa tarefa poderá ser bem mais simples. 

Após escolher a melhor cor e modelo para a ocasião, com base em seus gostos pessoais, ainda há alguns passos para se seguir ao procurar pela roupinha de batismo perfeita. 

1- Escolha o melhor tecido 

A primeira coisa para se analisar em uma roupa para batizado é a composição do tecido, sendo o ideal aqueles mais leves e confortáveis, não muito quentes e nem muito frescos para ajudar a manter a temperatura do bebê. 

Nesse sentido, os tecidos que mais se encaixam nesse padrão são o algodão, seda e renda. Porém, é importante considerar a época do ano em que o bebê será batizado, pois se for em uma época de inverno, os tecidos mais pesados deverão ser reconsiderados. 

2- Acessórios fazem a diferença 

O batismo pode ser considerado como uma celebração formal e, por isso, os detalhes irão fazer toda a diferença no visual da criança. 

Para as meninas, os laços, faixas, rendas e bordados são a chave para garantir mais delicadeza a sua mocinha, enquanto para os meninos as gravatas, suspensórios e coletes completarão o look com muita elegância. 

3- Finalize com um belo sapatinho

O sapato também é um complemento que não deve faltar no look e deve ser escolhido com muito cuidado.

Por isso, antes de tudo, confirme se o mesmo é confortável e se está no tamanho adequado para o bem-estar do bebê. Já o modelo vai depender do tipo de traje escolhido, sendo mais clássico e social ou até uma sandália ou tênis mais simples.  

Apesar de ser um assunto importante, em geral, a escolha da roupa para batizado do seu bebê é mais do que apenas uma questão de estilo, é uma expressão simbólica de um momento sagrado e especial, por isso considere todo o conforto para que seu bebê se sinta bem com todo o ritual. 

Estamos aqui para ajudar mamães de primeira viagem como você a fazerem escolhas conscientes e significativas.

Por isso, se você quer conferir outras dicas a respeito do momento tão especial que é a chegada de um novo bebê, não deixe de visitar o blog da Unique Baby e conferir outros conteúdos completos.

Deixe uma resposta