mulher vestindo um roupão rosa segurando um bebê nos braços

Seja na hora de montar o enxoval ou na hora de cuidar do recém-nascido, uma coisa é certa: as mamães ficam sempre cheias de dúvidas. Um tema que levanta muitas questões é a manta para bebê.

Afinal, qual a diferença dela para os cobertores? Existe um momento certo para usar? Como usar esse acessório na criança? Entre muitas outras questões.

Compartilha de todas essas dúvidas? Não precisa se desesperar, porque montamos um conteúdo completo para lhe ajudar. Confira!

Manta e cobertor para bebê: são a mesma coisa?

Embora muitas pessoas usem a manta para bebê e o cobertor como sinônimos, eles são produtos diferentes. Veja em detalhes cada um deles para entender suas diferenças.

Manta

A manta é uma espécie de cobertor, porém mais “levinha”. Por isso, ela é perfeita para levar na bolsa em passeios, especialmente naqueles dias mais friozinhos.

A maioria das mantas são produzidas em tecidos antialérgicos, por isso, evitam irritações ao ter contato com a pele do bebê (mesmo dos recém-nascidos) e trazem mais conforto durante o uso.

Cobertor

O cobertor é maior e produzido em tecidos mais grossos, sendo ideal para manter o bebê aquecido no inverno e nos dias mais frios. Como ele é mais pesado, tome cuidado com o modelo que escolhe, para que o bebê não tenha dificuldades para respirar.

Prefira os cobertores com tecidos mais leves, como de algodão ou de microfibra, que conseguem aquecer sem sufocar a criança.

Quando e como usar a manta para bebê?

A manta para bebê serve para enrolar o recém-nascido, aquecendo a criança e trazendo uma sensação maior de aconchego. Ela também funciona como uma espécie de proteção, para quando o bebê está no carrinho ou no colo.

Isso evita que a criança tenha contato com peças de roupas de outras pessoas ou superfícies, que podem causar doenças, já que os mais novinhos ainda não têm o sistema autoimune totalmente desenvolvido.

Assim, basicamente, você usará a manta em passeios ou quando receber visitas. Em casa, também é possível usá-la, para deixar a criança mais aconchegada, especialmente nos dias mais friozinhos.

Charutinho

O charutinho nada mais é do que o ato de enrolar o bebê na manta. Ele é muito usado com os recém-nascidos para trazer aconchego e conforto à criança, relembrando a sensação de quando eles estavam no útero da mãe.

A técnica é mais usada no primeiro mês de vida da criança, mas você poderá continuar fazendo o charutinho até uns 3 ou 4 meses de idade. Quando o bebê conseguir se soltar da manta, é hora de deixar de usá-lo.

Para enrolar o bebê, certifique-se de que ele não ficará com calor, pois vivemos em um país de clima quente e algumas regiões podem ter altas temperaturas. Assim, use a técnica apenas caso seu filho tenha nascido no inverno ou você more em uma região mais fria.

Veja o passo a passo do charutinho:

  • Use uma manta de algodão de, no mínimo, 80x80cm;
  • Coloque a manta na cama ou em uma superfície lisa, com uma das pontas para cima, formando um losango;
  • Dobre a ponta de cima;
  • Coloque o bebê de barriga para cima, com o ombro na altura da linha formada pela ponta dobrada;
  • Gentilmente, segure o braço direito do bebê esticado ao longo do corpo;
  • Pegue a ponta da manta do lado esquerdo e passe por cima do braço esticado e do corpo do bebê, prendendo do outro lado, debaixo dele;
  • Segure gentilmente o braço esquerdo do bebê esticado ao longo do corpo. Pegue a ponta inferior da manta, cubra o bebê e prenda embaixo do ombro esquerdo;
  • Finalize pegando a ponta da manta do lado direito e cruzando para o outro lado, em cima do bebê;
  • Role a criança gentilmente para o lado e prenda a manta debaixo dela.

Segurança

Ainda que o charutinho seja muito conhecido e usado, é importante salientar que, quando não é bem executado, ele pode trazer riscos para o bebê.

Em crianças maiores de seis meses, por exemplo, ele não deve ser usado. Porque o bebê pode rolar e não conseguir voltar à posição inicial, causando sufocamento.

Além disso, é importante que ele não seja muito apertado, para não trazer riscos ortopédicos ao quadril da criança. Na hora de passar a manta nas perninhas, deixe de modo que o bebê consiga dobrar as pernas para dentro e para fora.

Outras dicas são:

  • sempre deite o bebê de barriga para cima com as costas apoiadas em um colchão firme;
  • nunca deixe nenhum cobertor solto no berço, nem o de enrolar o bebê, pois pode aumentar o risco de sufocamento;
  • a manta precisa estar firme para que a criança não se desenrole e sufoque;
  • porém não pode estar tão firme a ponto de causar danos ao bebê. Deixe-a frouxa o suficiente para passar uma mão entre a manta e o tórax da criança, minimizando os riscos de problemas respiratórios e garantindo que não está pressionando os quadris e as pernas;
  • sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima, especialmente se estiver usando o charutinho;
  • monitore a criança, para que ela não role acidentalmente. 

Quantas mantas comprar para o enxoval do bebê?

Na hora de montar o enxoval, é normal ter dúvidas em relação à quantidade de peças. Em termos de cobertores e mantas, o ideal é ter:

  • 1 cobertor para o berço;
  • 2 mantas para passeio;
  • 2 mantas sobressalentes para eventuais necessidades ou para usar em casa.

Como escolher uma boa manta para bebê?

Mantas/cobertor para bebê na cor verde com o nome Arthur

Para escolher a manta para bebê, considere alguns pontos essenciais, como:

  • Prefira mantas de tecidos antialérgicos, leves, suaves e macios ao toque. Algumas opções são poliéster, algodão, malha, microfibra, pelúcia de pelos curtos, percal, piquet, sherpa, tricô e tricoline;
  • Atente-se ao tamanho. As mantas de 70×70 cobrem um recém-nascido nos primeiros meses. Já as que têm pelo menos um lado com a medida próximo a 100 cm podem ser usadas até o primeiro ano da criança. As mantas da Unique Baby possuem padrão de 90×65.
  • Prefira as mantas com forro ou com materiais hipoalergênicos;
  • Combine a manta com o enxoval da criança, considerando as melhores cores e estampas, ou use uma manta personalizada, com as iniciais ou o nome do seu filho.

Conclusão

Como você viu, a manta para bebê é um item indispensável em qualquer enxoval. Ela é um cobertor mais leve, que pode ser usada em passeios, para enrolar o bebê para dormir ou quando receber visitas em casa. 

Pela sua versatilidade de uso, é muito importante escolher a manta certa, se atentando ao tecido, tamanho e também ao estilo.

Na Unique, você encontra mantas para bebê de qualidade e que podem ser personalizadas com o nome da criança. Uma peça única que será usada por muito tempo e que a mamãe, certamente, guardará para sempre. Conheça nossas opções e transforme seu enxoval!

Deixe uma resposta